Mostrando postagens com marcador OAB Nacional lamenta morte de Xavier Albuquerque. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador OAB Nacional lamenta morte de Xavier Albuquerque. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 14 de abril de 2015

OAB Nacional lamenta morte de Xavier Albuquerque, ex-ministro do STF

 O amazonense Xavier de Albuquerque foi ministro
 da Suprema Corte entre 1972 e 1983.
(Foto: Arquivo STF) 
Brasília – O Conselho Pleno da OAB Nacional, reunido nesta segunda-feira (13), aprovou moção de pesar pela morte do ex-ministro do STF Xavier de Albuquerque, ocorrida na última quinta-feira (9). “É uma homenagem póstuma à família enlutada do falecido jurista”, afirmou Marcus Vinicius Furtado Coêlho, presidente da Ordem.

O amazonense Xavier de Albuquerque foi ministro da Suprema Corte entre 1972 e 1983. Antes, atuou no Tribunal Superior Eleitoral e foi procurador-geral da República. Formou-se na Faculdade de Direito do Amazonas, tendo obtido o título de doutor pela mesma instituição. Foi por muitos anos professor da Universidade de Brasília.

Xavier de Albuquerque morreu na última quinta-feira (9), aos 89 anos,  era filho de pai médico e mãe dona de casa. Deixa como viúva Marcolina de Oliveira Cabral Xavier de Albuquerque.