Mostrando postagens com marcador OAB SANTARÉM. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador OAB SANTARÉM. Mostrar todas as postagens

sábado, 5 de maio de 2018

Workshop de Prerrogativas

Ex-presidente Eder Coelho, falando sobre "Advogado e a Justiça, observância do ser. 133 da Constituição Federal e i Att. 6° da Lei n° 8.906/94".

Palestra "A atuação do Advogado no Estado Policial", ministrada por Eduardo Imbiriba, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos e das Prerrogativas da OAB-PA.








Fonte: André Oliveira - OAB, OAB Santarém

Notícia da OAB – Ed. 1196




NESTE SÁBADO (05), TEM WORKSHOP DE PRERROGATIVAS

Sempre que o exercício das prerrogativas dos advogados for violado, estará ocorrendo uma lesão de direito. E essa não é uma discussão corporativa porque, quando se fala nas prerrogativas do advogado , estamos colocando em jogo a questão da tutela dos direitos e garantias dos cidadãos. A Lei Federal 8.906/94, que criou o Estatuto da Advocacia e a OAB (EOAB), estabelece que o advogado é indispensável à administração da Justiça; presta serviço público e exerce função social. Esse escopo de atribuições só pode ser cumprido mediante a garantia das prerrogativas profissionais, erroneamente confundidas com regalias (Luiz Flávio Borges D´Urso).

Segundo Ubirajara Bentes, presidente da OAB Santarém, “é nessa linha, objetivando trazer à baila questão atuais para debater a defesa das prerrogativas com a Advocacia santarena e regional, que no próximo sábado, 5, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Pará e Subseção de Santarém, realizam o Workshop de Prerrogativas, na sede da Ordem santarena, localizada na Av. Presidente Vargas 2948, Fátima, de 8h às 14h, destinado exclusivamente aos (às) Advogados(as) privados e públicos, Estagiários da Ordem e Acadêmicos de Direito. A entrada é franca, mas as vagas são limitadas”.


CÂMARA REALIZARÁ SESSÃO ESPECIAL EM HOMENAGEM À OAB

A Câmara Municipal de Santarém aprovou na última quarta-feira (2), por unanimidade, a a realização de uma Sessão Especial no dia 22 de maio, às 15 horas, em homenagem à Ordem dos Advogados do Brasil. A proposição é do Vereador e Advogado Ronan Manoel Liberal Lira Junior (MDB), pela passagem dos 39 anos de criação da Subseção de Santarém. A “OAB-PA Santarém é a maior e mais antiga Subseção do interior do Pará e da Amazônia. Uma instituição representativa da sociedade civil de vanguarda e de maior credibilidade no Brasil, forte e independente e, como a voz constitucional dos cidadãos tem defendido e prestado permanentemente importantes serviços à sociedade santarena e regional”, afirmou Ronan Liberal.


TRIBUTO AOS ADVOGADOS-PROFESSORES E AOS ADVOGADOS COM MAIS DE 30 ANOS DE MILITÂNCIA

Com os nomes aprovados à unanimidade pelo Conselho Subsecional nas reuniões ordinárias dos meses de fevereiro e de abril, a diretoria da Subseção se reuniu na quarta-feira (2), para definir como será feita a homenagem aos Advogados Professores que ministraram e ainda ministram aulas teóricas e práticas na docência superior e cujas atividades, ao longo do tempo, foram e são reconhecidamente importantes na implantação, no desenvolvimento e na consolidação do ensino e dos cursos jurídicos bem como para a formação e para a qualificação dos profissionais de Direito em Santarém e região Oeste do Pará. No mesmo sentido, também receberão homenagens os Advogados com mais de 30 anos de efetivo exercício profissional.


ASPECTOS NEUROPSICOLÓGICOS DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB-PA Subseção de Santarém realizou hoje (25) com grande sucesso a palestra sobre os “Aspectos Neuropsicológicos do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade”. A palestrante foi a neuropsicóloga Dra. Leonise Costa Oliveira, Psicóloga com especialização em neuropsicologia, em avaliação psicológica, em psicodiagnósticos e psicopatologia infantil e em terapia cognitivo comportamental.

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, ou TDAH, pouco conhecido e divulgado, é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e em alguns países têm proteção em lei, bem como recebem tratamento diferenciado nas escolas. Aqui no Brasil ainda há pouca divulgação, haja vista que se confunde com rebeldia da criança ou do adolescente, levando algumas pessoas acreditarem na inexistência desse transtorno.

E em razão de não haver uma discussão aprofundada e conclusiva sobre o tema, que a a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Santarém, realizou o evento, onde 160 pessoas lotaram o auditório para assistir e interagir com a Dra. Leonise Oliveira, obrigando a organização colocar cerca de duas dezenas de cadeiras avulsas para atender dezenas de profissionais da Educação, da área de Saúde, Advogados, pais, acadêmicos e outros profissionais e que contou, ainda, com um intérprete de libras para atender o publico de surdos mudos. O evento foi coordenado pela presidente em exercício, Dra. Marlene Escher Furtado, ocorreu no auditório “Dr. Armando Homem Cavalcanti”, da OAB Santarém. Também presentes o Secretário-geral adjunto, Edivaldo Medeiros, todos os membros e a presidente da Comissão, Janecy Alves. A mestre de cerimônias foi Yasmin Bentes de Souza. Acadêmicos de Direito, integrantes da OAB Universitária, também participaram da organização.


PARCELAMENTO PROREFIS

O presidente da OAB Santarém, Ubirajara Bentes Filho, esteve em Belém no dia 25.04, acompanhado pelo diretor jurídico da Associação Comercial e Empresarial de Santarém – ACES, Dr. José Ronaldo Dias Campos, e pela presidente do CDL, empresária Conceição Vasconcelos. Cumprindo agenda previamente requerida pelas entidades empresariais santarenas à Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Pará, Subseção de Santarém, Ubirajara Bentes e os representantes da ACES e do CDL foram recebidos pelo Procurador Geral do Estado do Pará, Dr. Ophir Filgueiras Cavalcante Junior e, posteriormente, pela Subsecretária da Administração Tributária da SEFA, no exercício da titularidade da Secretaria de Estado de Fazenda do Pará, Dra. Rute Tostes, e pela auditora da SEFA e representante do Pará no CONFAZ, Dra. Roseli Naves.


PARCELAMENTO PROREFIS II

Em pauta, com as autoridades estaduais, o Programa de Regularização Fiscal (PROREFIS), para os quais solicitaram, não obstante os termos da LC 160/2017, e da Resolução do CONFAZ, publicada no DOU em 17.12.2017, replicada por Decreto estadual publicado no DOE-PA em 21.12.2017, que fossem feitos estudos na legislação tributária que possibilitem um novo parcelamento que venha contemplar a dívida ativa até dezembro de 2017; ampliação do prazo de pagamento dos atuais 60 para até 120 meses, para liquidação dos débitos fiscais na modalidade de parcelamento; e, a suspensão temporária dos avisos de Cartório de Protesto da dívida ativa fiscal.

A solicitação dos empresários santarenos, endossada por pedido expresso feito pela OAB, decorre do curtíssimo prazo para adesão ao PROREFIS paraense, agravado pela péssima qualidade dos serviços de internet na regiao, fato que ensejou com que muitos contribuintes do Oeste do Pará deixassem de efetuar a adesão e o parcelamento de seus débitos com o fisco estadual; além disso, o Decreto estadual que regulamentou o benefício fiscal, não contemplou o ano de 2017, o que provocou endividamentos e protestos em cartórios.

Tanto o Procurador Geral do Estado do Pará, Dr. Ophir Cavalcante Júnior, como as autoridades fazendárias, Dra. Rute Tostes e Dra. Roseli Naves, assumiram o compromisso de estudarem as reivindicações e verificarem a possibilidade de apresentarem-nas às entidades e órgãos deliberativos para eventuais ajustes.


Il CAFÉ LITERÁRIO DA OAB 1

A Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Santarém, por meio da sua Comissão de Eventos, realizou no Theatro Victoria, na última sexta-feira (27), o seu “II Café Literário da OAB”. De acordo com o Dr. Jorge Serique, que preside a Comissão de Eventos, “nesta segunda edição foram convidados a acadêmica de Direito Alessandra Maciel, o jornalista Mauro Tavenard (Belém), o Promotor de Justiça Túlio Novaes e o servidor público federal Uiratan Barroso, que falaram individualmente sobre as suas obras e interagiram com o público presente, respondendo aos questionamentos e autografando seus livros, tudo ao som das apresentações fantásticas do “Quinteto Wilson Fonseca”. Ao final, a “OAB-PA Subseção de Santarém, de forma justa prestou homenagem ‘in memoriam’ aos maestros, músicos e irmãos Wilson Fonseca (Isoca) e Wilde Fonseca (Dororó) e ao poeta e escritor Emir Bemergui”, finalizou Serique.


Il CAFÉ LITERÁRIO DA OAB 2

No encerramento do evento, além de exaltar os objetivos do ‘Café Literário’, o presidente Ubirajara Bentes Filho agradeceu a participação dos escritores Alessandra Maciel, Mauro Tavenard, Túlio Novaes e Uiratan Barroso, aos familiares dos homenageados Wilson Fonseca, Wilde Fonseca e Emir Bemerguy, e o apoio dado pelo presidente da OAB-PA, Dr. Alberto Campos, aos integrantes da valorosa comissão organizadora – Jorge Serique, Lúcia Fernandes e Clenildo Vasconcelos Júnior -, aos membros da Comissão OAB Universitária, aos servidores da OAB Santarém e, em especial, ao secretário de Cultura, Advogado Luís Alberto Figueira. Estiveram presentes a vice-presidente, Marlene Escher, o secretário-geral adjunto, Edivaldo Medeiros, os conselheiros subsecionais Célio Figueira, Barbara Rufino e Aneilza Pereira, as Advogadas Ana Cláudia Waughan, Comissão das Mulheres Advogadas, e Yasmin Bentes de Souza, Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente e de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Por: Ubirajara Bentes de Souza Filho

Fonte: André Oliveira - OAB, OAB Santarém

quinta-feira, 3 de maio de 2018

AS PRERROGATIVAS DOS ADVOGADOS GARANTEM OS DIREITOS DOS CIDADÃOS!


Sempre que o exercício das prerrogativas dos advogados for violado, estará ocorrendo uma lesão de direito. E essa não é uma discussão corporativa porque, quando se fala nas prerrogativas do advogado , estamos colocando em jogo a questão da tutela dos direitos e garantias dos cidadãos.

A Lei Federal 8.906/94, que criou o Estatuto da Advocacia e a OAB (EOAB), estabelece que o advogado é indispensável à administração da Justiça; presta serviço público e exerce função social. Esse escopo de atribuições só pode ser cumprido mediante a garantia das prerrogativas profissionais, erroneamente confundidas com regalias (Luiz Flávio Borges D´Urso).

E é nessa linha, objetivando trazer à baila questão atuais para debater a defesa das prerrogativas com a Advocacia santarena e regional, que no próximo sábado, 5, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Pará e Subseção de Santarém, realizam o Workshop de Prerrogativas, na sede da Ordem santarena, de 8h às 14h, destinado exclusivamente aos (às) Advogados(as) privados e públicos, Estagiários da Ordem e Acadêmicos de Direito.

Entrada franca. Vagas limitadas!

Fonte: André Oliveira - OAB, OAB Santarém

quarta-feira, 2 de maio de 2018

Notícia da OAB – Ed. 1195




ASPECTOS NEUROPSICOLÓGICOS DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO HIPERATIVIDADE

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB-PA Subseção de Santarém realizou na quarta-feira (25) com grande sucesso a palestra sobre os “Aspectos Neuropsicológicos do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade”.

A palestrante foi a neuropsicóloga Dra. Leonise Costa Oliveira, Psicóloga com especialização em neuropsicologia, em avaliação psicológica, em psicodiagnósticos e psicopatologia infantil e em terapia cognitivo comportamental.

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, ou TDAH, pouco conhecido e divulgado, é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e em alguns países têm proteção em lei, bem como recebem tratamento diferenciado nas escolas. Aqui no Brasil ainda há pouca divulgação, haja vista que se confunde com rebeldia da criança ou do adolescente, levando algumas pessoas acreditarem na inexistência desse transtorno.

E em razão de não haver uma discussão aprofundada e conclusiva sobre o tema, que a a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Santarém, realizou o evento, onde 160 pessoas lotaram o auditório para assistir e interagir com a Dra. Leonise Oliveira, obrigando a organização colocar cerca de duas dezenas de cadeiras avulsas para atender dezenas de profissionais da Educação, da area de Saúde, Advogados, pais, acadêmicos e outros profissionais e que contou, ainda, com um intérprete de libras para atender o publico de surdos mudos.

O evento foi aberto pela presidente em exercício, Dra. Marlene Escher Furtado, ocorreu no auditório “Dr Armando Homem Cavalcanti”, localizado na sede da OAB Santarém. Também presentes o Secretário-geral adjunto, Edivaldo Medeiros, todos os membros e a presidente da Comissão, Janecy Alves. A mestre de cerimônias foi Yasmin Waughan Bentes. Acadêmicos de Direito, integrantes da OAB Universitária, também participaram da organização.

A OAB-PA SANTARÉM OFERECEU MAIS UM CURSO SOBRE O SISTEMA “INSS DIGITAL” 

O Curso “INSS Digital”, foi realizado na sexta-feira, dia 20, e foi ministrado pela Advogada Tatianna Cunha Conrado, presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB santarena, foi destinado exclusivamente para Advogados(as) que pretendem utilizar a partir de agora esse tipo processo administrativo eletrônico, que foi implementado pelo Governo Federal a fim de aumentar a capacidade do órgão de reconhecer e conceder direitos.

II CAFÉ LITERÁRIO DA OAB 

Participe do II Café Literário da OAB. Interaja com os autores Alessandra Maciel, Francisco de Salles, Mauro Tavenard, Túlio Novaes e Ubiratan Barroso, e adquira as suas obras autografadas. Data: 27 de abril, Horário: 19 horas, Local: Teatro Vitória. Uma realização da Comissão de Eventos da OAB-PASubseção de Santarém. Entrada franca.

PELOS DIREITOS

Integrantes da Comissão de Defesa dos Direitos e das Prerrogativas da OAB-PA, presentes na Delegacia Geral de Polícia Civil do estado do Pará, em Belém, na tarde de sexta-feira (20), durante a apresentação dos executores do homicídio que vitimou o Advogado Mário Pinto, no município de São Félix do Xingu.

TOMADA DE COMPROMISSO E POSSE DE NOVOS INTEGRANTES DO SISTEMA OAB PA SUBSEÇÃO DE SANTARÉM

A vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Santarém, Marlene Escher, o secretário-geral, em exercício, Celio Figueira, o secretário-geral adjunto, Edivaldo Medeiros, e Cláudio Araújo Furtado, conselheiro subsecional, recepcionaram os novos Advogados Gerlan Wyllk de Sena Lima e João Vitor Sousa Meireles, que prestaram compromisso e receberam suas carteiras da Ordem. Na mesma sessão foram empossados os novos integrantes do Sistema OAB Santarém, o presidente e o vice-presidente da Comissão de Advogados em Início de Carreira, Advogados Anderson Mota Pereira e Anderson de Jesus Lobato da Costa, respetivamente.

PALESTRA NA FASEPA SOBRE TRÁFICO DE DROGAS

A Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Santarém, representada pelo Alessandro Moura, vice-presidente da Comissão de Advogados Criminalistas e integrante da Comissão de Defesa dos Direitos e das Prerrogativas da Ordem santarena, participou na manhã de sexta-feira (20) de evento na Unidade da Fundação de Atendimento Socieoducativo do Pará – Fasepa, onde ministrou palestra para os internos sobre “tráfico de drogas”.

Por: Ubirajara Bentes  de Souza Filho


Fonte: André Oliveira - OAB, OAB Santarém

sexta-feira, 13 de abril de 2018

Notícia da OAB – Ed. 1193




I ENCONTRO DE DIREITO AERONÁUTICO

A OAB Santarém, com o apoio da OAB Pará e da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), Escola Nacional de Advocacia do Conselho Federal da OAB (ENA-OAB) e da Universidade Santa Cruz do Sul (UNISC), oferece nesta sexta-feira (13), o I ENCONTRO DE DIREITO AERONÁUTICO, no período de 09h00 às 17h15, na sede da Subseção, com carga horária de 7 horas/aulas, para efeito de atividades complementares. A coordenação é do Advogado gaúcho Eduardo Lemos Barbosa, que esteve em Santarém em agosto de 2017, durante a Conferência Estadual dos Advogados da OAB-PA. Veja a programação: – ABERTURA – 8h30; 1ª MESA – às 9h – Responsabilidade Penal no Direito Aeronáutico, com Marcelo Honorato (Juiz Federal Da 1ª Região), Carina Quito (Advogada) e Luiz Coutinho, Presidente de Mesa. 2ª MESA – às 10 h – Investigação de acidentes aéreos, com Adriano Trindade de Oliveira Alves (1º tenente QCOA/Cenipa) e Augusto Viana (Coordenador de Safety na Gol Linhas Aéreas). Às 11 h – INTERVALO. 3ª MESA – Às 11h15 – Limites indenizatórios e seguros aeronáuticos em acidentes aéreos, com Júlio Costa (Advogado com experiência na regulação de sinistros). Às 12 h – INTERVALO PARA ALMOÇO. Às 13h30 – 4ª MESA – Mediação e conciliação como forma de solução de conflitos, com Gustavo Lasalvia Besada (Advogado com prática em aviação, seguros e resseguros). 5ª MESA – às 15h15 – A nova realidade do Direito Aeronáutico, com Antônio José e Silva (Presidente da Comissão de Direito Aeronáutico da OAB/RJ). Às 16 h – INTERVALO. 6ª MESA – às 16h20 – Responsabilidade civil no Direito Aeronáutico, com Eduardo Lemos Barbosa (Advogado especializado em responsabilidade civil/indenizações). Às 17 h – A visão do familiar de vítima de acidente aéreo e as sequelas emocionais, com Fabeanne Belle (Presidente da Associação dos Familiares e Amigos das Vítimas do Voo da Chapecoense (AFAVC) e Luiz Carlos Illafont Coronel (Psiquiatra forense; Coordenador do atendimento aos familiares vitimados pelo desastre da TAM).

NOVOS ADVOGADOS(AS)

A Ordem dos Advogados do Brasil realizou sessão solene para a tomada de Compromisso e entrega de credenciais da OAB para os novos Advogados e Advogadas Adlaiany Da Silva Pereira; Alex Bruno Barreto Silva; André Buchalle Silva; Dânglea Ferreira Da Costa; Edi Jone Oliveira Castro; Elaina Sirotheua De Sousa; Ellen Cristina Marinho Silveira; Georgianne Castro Feitosa; Gloria Silva Freitas; Ingrid Litaiff Reis De Sousa; Jean Lucas Corrêa Freitas; Karolina Alves Carvalho; Larissa Da Frota Andrade; Tereza Cristina Dos Santos Maciel; e, Thiago Braga Duarte. Anderson. O Advogado Anderson Mota, da Comissão dos Advogados em Início de Carreira, em nome da Ordem dos Advogados do Brasil, fez a saudação de boas vindas ao novos Advogados. Em nome de todos os compromissandos, o Advogado Andre Buchalle Silva jurou “defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado democrático de direito, os direitos humanos, a justiça social, e pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”. A Advogada Karolina Carvalho, também em nome dos compromissandos, no seu discurso, falou da árdua caminhada de estudos, a aprovação no Exame de Ordem e sobre conquista profissional de receber a carteira da OAB. Finalizou aduzindo sobre o compromisso da Advocacia com a Justiça, parabenizando as atuais gestões da Seção Pará e da Subseção de Santarém.

NOVOS ADVOGADOS(AS) II

O ex-presidente e membro honorário vitalício da OAB Santarém Eder John Coelho declarou amor à profissão, homenageou os novos Advogados e os convidou para integrarem as Comissões Temáticas da Ordem santarena. Jakeline Costa, Delgada Regional da Caixa de Assistência em Santarém falou sobre os fins da Caixa de Assistência dos Advogados, do projeto “Anuidade Zero”, conclamando a inscrição dos novos Advogados. O presidente da Subseção, Ubirajara Bentes FilhoNo nosso pronunciamento destacamos a educação jurídica, a defesa das prerrogativas profissionais e sobre o compromisso com a sociedade, com os jurisdicionados e sobre a importância dos Advogados procurarem a pacificação dos conflitos antes de propor demandas.

COOPERAÇÃO TÉCNICA ENTRE OAB-PA, TRE-PA E FASEPA GARANTE PARTICIPAÇÃO DE PRESOS PROVISÓRIOS NAS ELEIÇÕES DE 2018

Secretário-geral da OAB-PA, Eduardo Imbiriba assinou o termo que celebra a parceria durante encontro ocorrido na tarde da última terça-feira (10), com a presença presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro, e do presidente da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (FASEPA), Simão Bastos.
Com a parceria, os presos provisórios poderão votar nas eleições deste ano, tanto nas unidades prisionais quanto nas unidades socioeducativas para adolescentes, uma vez que haverá organização de sessões eleitorais, a segurança da equipe de trabalho e o levantamento de quantos devem ser os apenados votantes.

O convênio ainda prevê que o TRE-PA assegure até 9 de maio o alistamento, transferência e revisão dos presos. Para as unidades prisionais e socioeducativas abrigarem sessões eleitorais, é necessário que existam pelo menos 20 apenados aptos ao voto, ou seja, presos que ainda não tiveram seus processos transitados em julgado. A Fasepa enviará lista contendo o nome dos jovens aptos a votarem. Representante da Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe) também participou do encontro. O termo ainda deve receber adesão da Procuradoria-Geral de Justiça do Estado do Pará e da Defensora Pública Geral do Estado do Pará.

NOTA DE PESAR

A Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Santarém, por sua Comissão da Mulher Advogada e de Diversidade de Gênero, solidária com a Comissão da Mulher Advogada da OABDF lamenta profundamente o falecimento da Advogada Jusselia Martins de Godoy que, na noite do dia 05/04 levou 3 tiros de seu ex-marido em seu escritório, na cidade de Planaltina/DF, no bairro Jardim Roriz e faleceu no início da semana. Jusselia foi mais uma vítima de feminicídio, mais uma Mulher que teve sua vida tirada de forma brutal, repentina e injustificada. Todas as mulheres do mundo morrem um pouco neste cenário medieval que aconteceu na capital da República. A Comissão da Mulher Advogada e de Diversidade de Gênero da OAB Subseção de Santarém reafirma seu compromisso na luta pelos direitos das mulheres e pelo fim da violência. Nenhuma a menos!

EXAME DE ORDEM

No último domingo (8) foi realizado em todo o Brasil o XXV Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, conhecido como Exame de Ordem Unificado ou simplesmente Exame de Ordem, cujas provas são aplicadas em duas fases, em dias diferentes, e o exame, que atualmente é de responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV), é realizado três vezes ao ano. De acordo com o presidente Ubirajara Bentes, nessa primeira fase a prova foi objetiva, com 80 questões de múltipla escolha (com quatro alternativas cada – A, B, C e D), em que o candidato teve cinco horas para responder as perguntas e para ser aprovado à próxima fase deve acertar, no mínimo, 40 questões (50%) do total. Na segunda fase, que ocorrerá no dia 27 de maio, também com cinco horas de duração, a prova é prático-profissional, que contém uma peça profissional e quatro questões.

EXAME DE ORDEM II

Integrantes do Sistema OAB da Subseção de Santarém recepcionaram os 281 candidatos que participaram da 1a Fase do XXV Exame de Ordem, ocorrido hoje (08), de 13h às 18h, no Campus Rondon da Universidade Federal do Oeste do Pará. A Comissão de Advogados em Início de Carreira da Subseção, à frente Anderson Costa, Anderson Mota e Sanderson Oliveira, permaneceu no local da prova durante todo o exame. De conformidade com o Professor Gabriel, representante da Fundação Getúlio Vargas e responsável pelo certame, 307 candidatos se inscreveram e estavam aptos para realizarem a prova, porém, 26 não compareceram. A 1ª Fase do Exame de Ordem ocorreu sem quaisquer interferência, e os candidatos ocuparam 10 salas de 3 pavimentos de um dos prédios da Universidade.

Participaram da recepção aos candidatos, além do presidente Ubirajara Bentes Filhos, Edivaldo Medeiros, Corregedor da OAB, Alexandre Scherer e José Luíz Franco, Conselheiros Subsecionais; Luana Uchôa, Comissão da Mulher e da Diversidade de Gênero; Charlene Ribeiro e Laura Marinho Cajado, Comissão de Defesa dos Direitos das Criança e Adolescente; José Ribamar, Comissão de Defesa dos Direitos dos Idosos e da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; Jorge Serique, Lúcia Fernandes e Clenildo Vasconcelos Júnior, Comissão de Eventos; Anderson Costa, Anderson Mota e Sanderson Oliveira, Comissão dos Advogados em Início de Carreira da Subseção de Santarém.

LANÇADO NA OAB-PA O LIVRO QUE NARRA A TRAJETÓRIA DE PAULO FONTELES 

Com a presença do vice-presidente da Ordem no Pará, Jader Kahwage, do presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Pará, Oswaldo Coelho, de todos os filhos do deputado e advogado, além de amigos e autoridades, o evento ocorreu na noite da última terça-feira (10), na sede da seccional paraense. Na ocasião, houve ainda sessão de autógrafos com o jornalista Ismael Machado, autor da publicação. Um dos cinco filhos do homenageado, Ronaldo Fonteles afirmou que o lançamento do livro “é um resgate da memória de um defensor dos direitos humanos, de um lutador do povo, de um advogado”, ao acrescentar que “é muito expressivo o lançamento aqui na Casa dos Advogados, a Casa da Cidadania. Para nós, o significado do lançamento é exatamente o resgate da memória”. Ronaldo ainda destacou o legado deixado pelo pai na defesa dos direitos humanos. “A militância dos direitos humanos é muito grande e iniciou pelo Paulinho, que foi presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Belém, e sempre teve um ativismo muito grande nessa área”, ao recordar do irmão falecido em 2017.

Presidente em exercício da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PA, a advogada Juliana Fonteles também filha do homenageado. “E eu e meus outros irmãos também somos defensores dos direitos humanos e fazemos parte da diretoria do Instituto Paulo Fonteles de Direitos Humanos”, completou. Deputado e advogado, Paulo Fonteles foi dirigente do Partido Comunista do Brasil, Paulo e assassinado em 1987. Um de seus filhos, Paulo César Fonteles de Lima Filho foi dirigente nacional da União da Juventude Socialista, vereador de Belém por dois mandatos, dirigente estadual do PC do B, presidente do Instituto Paulo Fonteles de Direitos Humanos e membro da Comissão Estadual da Verdade (CEV).

Por: Ubirajara Bentes De Souza Filho


Fonte: OAB Santarém, André Oliveira - OAB

quarta-feira, 28 de março de 2018

Teoria e Prática do Tribunal do Júri


Teoria e Prática do Tribunal do Júri


Acadêmicos de Direito participando da Sessão simulada do Tribunal do Júri - que foi antecipada - com atuação dos Advogados Criminalistas Alessandro Moura (acusação), Eduardo Imbiriba e Igor Dolzanis (defesa) e Isaac Magalhães Junior (presidente da sessão).

O curso oferecido pela Ordem dos Advogados do Brasil, inédito na história dos cursos jurídicos em Santarém, foi uma oportunidade ímpar de apresendizado e de troca de experiências para Advogados (as) e para os Acadêmicos (as) de Direito de Santarém.








Fonte: OAB Santarém, André Oliveira - (OAB)

segunda-feira, 19 de março de 2018

FEIJOADA SOLIDARIA - EM PROL AO TRATAMENTO DE SAÚDE DO ADVOGADO WALDECI SILVA



Amigos(as),

Os cartões da 'Feijoada Solidária' que realizaremos no dia 25 de março, em prol do tratamento de saúde do nosso colega Advogafo Waldeci Silva, já estão à disposição na sede da OAB-PA Subseção de Santarém e a partir de amanhã também estarão nas salas de apoio da Ordem nos fóruns da Justiça Federal, Estadual e Trabalhista de Santarém.

Participe, adquira os cartões, nos ajude a vendê-los por uma boa causa!



Fonte: OAB SANTARÉM, ANDRÉ OLIVEIRA (OAB)

PROCESSO JUDICIAL ELETRÔNICO ESTADUAL



Resgatando mais um compromisso com a Advocacia santarena e regional, uma vez que partir do dia 19 de março as Varas Cíveis da Justiça Estadual da Comarca de Santarém estarão funcionado com o PJe, a Subseção de Santarém, com o apoio da OAB-PA e do Tribunal de Justiça do Pará, ofereceu na manhã deste sábado, 17, mais um curso de Processo Judicial Eletrônico (PJe), Ministrado por técnicos do Tribunal de Justiça do Pará, à frente Luiz Carlos Bittencourt, o curso sobre PJe teve a participação de 126 Advogados e Defensores Públicos.

Para o Conselheiro José Luiz Franco, "a gestão do presidente Ubirajara nunca se descuidou com a capacitação profissional permanente. Em 2014 ele instalou o Centro de Inclusão Digital - CID, justamente para dar suporte à Advocacia para a utilização desse instrumento de acesso à jurisdição. Inúmeros cursos de PJe foram ministrados, este de hoje é muito relevante, pois as novas ações cíveis que forem propostas a partir de segunda-feira, 19, so poderão ser propostas por meio do PJe".









Fonte: OAB Santarém, André Oliveira (OAB), PJe

sexta-feira, 16 de março de 2018

Notícia da OAB – Ed. 1188



OAB NA COMUNIDADE

A Subseção de Santarém, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e Igualdade de Gênero, e a Delegacia Regional da Caixa de Assistência dos Advogados, em alusão ao “Dia Internacional da Mulher”, realizou na última quarta-feira, 7, promoveram uma ação social denominada de “OAB NA COMUNIDADE” em prol as mulheres e demais moradores do bairro Santo André, com diferentes tipos de serviços, todos gratuitos. Cerca de 160 pessoas – entre as quais 92 mulheres – foram atendidas pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e Igualdade de Gênero (OAB Santarém) e por entidades parceiras no Espaço Mãe Natureza – Associação Irmã Dulce dos Pobres, e puderam usufruir de serviços de embelezamento (cortes de cabelos, designer de sobrancelhas, maquiagem, manicure e pedicure); consultoria jurídica gratuita; atendimento psicológico, informações sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e a importância do PCCU para a saúde da mulher, aferição de pressão, testes de glicemia, dança como atividade recreativa, oportunidade onde foram entregues brindes e vale-exame PCCU.

Para os participantes foram ministradas palestras para esclarecimentos acerca da violência doméstica e da Lei Maria da Penha, além de conversas sobre empoderamento feminino. Ao todo 25 profissionais – Advogadas (os), Psicóloga, Odontologa, Pedagoga, Enfermeiras (os), Cabeleireiras, Manicure/Pedicures, além de Designer de sobrancelhas, Auxiliares, etc. -, atuaram no evento da Ordem do Advogados do Brasil na Associação Irmã Dulce dos Pobres. A realização deste projeto só foi possível graças aos parceiros que acreditaram nesta iniciativa: Massabor, Maria do Pará, SESC, Faculdade Pitágoras, Profissionaliza – Escola de Profissões, Sandaliaria, Norte Cell, Loja Virtual Manu Martins, Toli Santarém, Handara e Professor Fabrício Bezerra.

MINICURSO LEI MARIA DA PENHA PARA A ADVOCACIA

A violência doméstica e familiar contra a mulher constitui uma das formas de violação dos direitos humanos. Com a Lei Maria da Penha, a violência havida dentro do seio familiar deixa de ser um conflito puramente privado para figurar como pauta do estado enquanto tema de segurança pública. Atuar em crimes de violência doméstica exige maior resiliência do profissional, já que os casos quase sempre envolvem uma premissa de paixão no cometimento do delito – além do machismo sistêmico – e a hesitação da vítima na busca pela responsabilização criminal do autor que, invariavelmente, participou de seu convívio afetivo. É importante lembrar que a Lei Maria da Penha coíbe todas as formas de violência contra a mulher no âmbito doméstico e familiar. Sendo assim, qualquer ato de coerção física, psicológica, sexual, patrimonial ou mesmo moral configura crime sujeito aos moldes desta lei.

Outro aspecto crucial diz respeito a figura do agressor. Após dez anos, ainda persiste o imaginário de que a lei se aplicaria apenas a casos de violência praticada pelo marido ou companheiro. Isto não é verdade. A lei existe para qualquer caso de violência doméstica e na família contra a mulher. Sua aplicação independe do parentesco ou do sexo do autor. Neste especial, vale destacar que a lei já é aplicada para casais de mulheres e para mulheres transexuais, independente da orientação sexual da vítima.

MINICURSO LEI MARIA DA PENHA PARA A ADVOCACIA II

A aplicação da Lei Maria da Penha não chegou para todas as vítimas e ainda há um caminho de desafios e conquistas para a incidência isonômica desta lei, já que a maior parte das mulheres nesta situação não dispõe de orientação qualificada. Para isto, a Subseção de Santarém, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e Igualdade de Gênero, com o apoio da OAB-PA, realizará hoje, sexta-feira (9) e neste sábado (10) o Mini Curso “LEI MARIA DA PENHA PARA ADVOCACIA”, na Sede da OAB Subseção de Santarém. Os profissionais que se propõem a acompanhar e assistir a essas mulheres têm o especial dever de bem explicar que, a partir de determinado ponto, torna-se interesse do estado combater esse tipo de violência. Do mesmo modo, é a oportunidade para a construção de uma Advocacia combativa, que efetivamente contribui para uma sociedade de ações afirmativas em favor da mulher. As inscrições poderão ser feitas diretamente na OAB Subseção de Santarém, na Avenida Presidente Vargas, 2948, Fátima. O investimento: 2 kg de alimentos não perecíveis.

SEU IMPOSTO DE RENDA RENDE SORRISOS PARA SANTARÉM

O lançamento da 2ª Edição da Campanha “Seu Imposto de Renda Rende Sorrisos” aconteceu na noite de terça-feira (06), no auditório ‘Dr. Armando Homem de Siqueira Cavalcanti’, da OAB Santarém. Realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (Comdca), em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), a campanha traz como meta a arrecadação de doações no valor de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais). A implantação do projeto surgiu de iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil- OAB Santarém, em parceria com a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras); Receita Federal do Brasil – Delegacia de Santarém, Delegacia do Conselho Regional de Contabilidade – CRC/PA em Santarém, VoxContábil, Instituto de Pós-Graduação – IPOG, COMDCA, APAE Santarém, Diocese de Santarém – Pastoral do Menor, Projeto SEARA, e nesta segunda edição irá alcançar as Universidades que ofertam cursos de Contabilidade e Administração e outras instituições parceiras. O objetivo é arrecadar recursos do Imposto de Renda para o Fundo do município de Santarém, até o próximo dia 30 de abril.

SEU IMPOSTO DE RENDA RENDE SORRISOS PARA SANTARÉM II

Eu ficaria mais feliz se essa campanha ultrapassasse barreiras, saísse daqui e as pessoas tivessem mais consciência de sua responsabilidade social, que essa campanha possa ser adotada também pela imprensa, televisão, rádios, jornais, porque muitas das vezes o contribuinte procura fazer sua declaração e muita das vezes ele não tem conhecimento de que pode contribuir com as crianças e adolescentes de nosso município, serão projetos que serão financiados pelo fundo que irá receber essa doação após a declaração, é importante que cada um de nós seja essa semente da importância de fazer florescer a consciência cidadã, de propagar a importância desse projeto de inclusão social em favor da criança e adolescente de Santarém”, declarou um dos idealizadores da campanha e presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Subseção Santarém, Ubirajara Bentes Filho.

Oitenta e sete mil trezentos e onze reais e trinta e nove centavos (R$ 87.311,39) foi o valor arrecadado na Campanha “Seu Imposto de Renda Rende Sorrisos”, em sua primeira edição em Santarém, cujas doações são revertidas em políticas públicas e projetos sociais de defesa das crianças e adolescentes santarenos para 12 entidades cadastradas no Comdca. Segundo a Delegada da Receita Federal em Santarém, Lourdes Maria Carvalho Tavares, existem duas formas de fazer a declaração: pode ser na própria declaração ou diretamente para os gestores do fundo que têm que emitir o recibo referente a declaração. Ela fez questão de frisar que não é difícil fazer a doação, no site da Receita Federal após o preenchimento da declaração na parte que indicada ao resumo o contribuinte pode optar por fazer a doação com a emissão de um DARF que deverá ser pago até dia 30 de abril, mas qualquer dúvida é só procurar um contador.

SEU IMPOSTO DE RENDA RENDE SORRISOS PARA SANTARÉM III

“Nós estamos participando ativamente dessa campanha desde o ano passado, o nosso papel é orientar o contribuinte a destinar parte deste imposto para doação ao FMDCA de Santarém. O contribuinte que tiver dúvida deve pedir orientação de um contador para saber a forma correta de como fazer a destinação desse imposto, é importante esclarecer que o contribuinte não estará pagando mais imposto se ele fizer a doação, ele apenas estará sub alocando parte desse imposto para o fundo e automaticamente irá contribuir não mais com ações do governo e sim ajudando o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) de Santarém que beneficia as instituições que atendem as crianças e adolescentes do município”, destacou a Delegada do Conselho Regional de Contabilidade, Neusa Martins.

“Uma das missões do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente (Comdca), é a coordenação de campanhas que têm como objetivo os recursos para investir nas políticas públicas para a infância. O Conselho têm várias instituições inscritas, elas podem dentro do edital que é lançado pelo Conselho, pleitear recursos para que possam implementar suas ações dentro de suas instituições fortalecendo a política da criança e do adolescente de Santarém. Nós do Comdca desejamos alcançar essa meta dos 200 mil reais em declaração para que possamos ter o maior número dessas entidades beneficiadas”, afirmou a Presidente Interina do Comdca, Roselene Andrade.

Fonte: OAB Santarém, André Oliveira (OAB)

Notícia da OAB – Ed. 1187



COMISSÃO DE DEFESA DOS DIREITOS DA MULHER E IGUALDADE DE GÊNERO 

O presidente Ubirajara Bentes empossou na quarta-feira, 28, as novas integrantes da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e Igualdade de Gênero, as Advogadas Adria Lorena Gouveia Pinto, Ana Cláudia Sousa Waughan, Aneilza Pereira Silva, Ieda Rodrigues Sousa, Jackeline Ágata Alves Santos, Luana Vieira Uchoa Silva e Yasmin Waughan Bentes de Souza. O evento foi realizado na sala Dr. Benedito Fernandes, e contou com a participação da presidente Barbara Gioia Rufino. Uma série de atividades, como sessão de embelezamento (Profissionaliza Escola de Profissões), Cafés (Lou Doces), Coquetel e Desfile de Modas (TOLI), Mini Curso “LEI MARIA DA PENHA PARA ADVOCACIA”, a realização de uma Caminha “Fraternidade e Superação”, em parceria como Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher Vítima de Violência – Maria do Pará e, ainda, ação social no Espaço Mãe Natureza – Associação Mãe Dulce dos Pobres, no bairro Santo André, com palestras, atendimento e aconselhamento jurídico, campanha HIPERDIA, Confecção de Currículos e inserção na agência de empregos, estão programadas e ocorrerão durante o mês de março.

MINI CURSO LEI MARIA DA PENHA PARA A ADVOCACIA (09 e 10 de março)

A violência doméstica e familiar contra a mulher constitui uma das formas de violação dos direitos humanos. Com a Lei Maria da Penha, a violência havida dentro do seio familiar deixa de ser um conflito puramente privado para figurar como pauta do estado enquanto tema de segurança pública.

Atuar em crimes de violência doméstica exige maior resiliência do profissional, já que os casos quase sempre envolvem uma premissa de paixão no cometimento do delito – além do machismo sistêmico – e a hesitação da vítima na busca pela responsabilização criminal do autor que, invariavelmente, participou de seu convívio afetivo. É importante lembrar que a Lei Maria da Penha coíbe todas as formas de violência contra a mulher no âmbito doméstico e familiar. Sendo assim, qualquer ato de coerção física, psicológica, sexual, patrimonial ou mesmo moral configura crime sujeito aos moldes desta lei.

Outro aspecto crucial diz respeito a figura do agressor. Após dez anos, ainda persiste o imaginário de que a lei se aplicaria apenas a casos de violência praticada pelo marido ou companheiro.

Isto não é verdade. A lei existe para qualquer caso de violência doméstica e na família contra a mulher. Sua aplicação independe do parentesco ou do sexo do autor. Neste especial, vale destacar que a lei já é aplicada para casais de mulheres e para mulheres transexuais, independente da orientação sexual da vítima.

MINI CURSO LEI MARIA DA PENHA PARA A ADVOCACIA (9 e 10 de março)

A aplicação da Lei Maria da Penha não chegou para todas as vítimas e ainda há um caminho de desafios e conquistas para a incidência isonômica desta lei, já que a maior parte das mulheres nesta situação não dispõe de orientação qualificada.

Para isto, a Escola Superior de Advocacia (ESA), com o apoio da Comissão da Mulher Advogada da OAB Subseção de Santarém, promoverá o Mini Curso “LEI MARIA DA PENHA PARA ADVOCACIA”, dias 09 de março (sexta), de 18h às 21h30, e 10 de março (sábado), às 9h às 12h, na Sede da OAB Subseção de Santarém. Os profissionais que se propõem a acompanhar e assistir a essas mulheres têm o especial dever de bem explicar que, a partir de determinado ponto, torna-se interesse do estado combater esse tipo de violência. Do mesmo modo, é a oportunidade para a construção de uma Advocacia combativa, que efetivamente contribui para uma sociedade de ações afirmativas em favor da mulher. Participe, as inscrições poderão ser feitas diretamente na OAB Subseção de Santarém, na Avenida Presidente Vargas, 2948, Fátima. O investimento: 2 kg de alimentos não perecíveis.

CURSO PJe CALC: TEORIA E PRÁTICA (1º, 2 e 3 de março)

A atuação dos Advogados e de outros profissionais, com o passar do tempo, torna-se mais fácil pela presença de muitas demandas semelhantes. No Direito Trabalhista, por exemplo, muitas ações versam sobre jornada de trabalho, verbas rescisórias e outros assuntos bastante comuns, porém, há situações que fogem do conhecimento ordinário e passam a exigir dos profissionais um estudo que, muitas vezes, pode ir além da capacidade que ele tem naquele momento.

Por esse motivo, a OAB Subseção de Santarém, com apoio da ESA-PA e da OAB Pará, está oferecendo desde ontem (1º), prosseguindo nesta sexta, 02 (18 às 22h), até amanhã sábado, 03 de março (8h às 12h), o curso PJe Calc, sistema oficial para elaboração de cálculos trabalhistas no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região. As aulas estão sendo ministradas pelo servidor público federal Manoel Antônio Coelho do Amaral, Técnico Judiciário do TRT da 8ª Região, desde 1994, lotado em Santarém, que elabora cálculos trabalhistas de liquidação de sentença no Fórum Trabalhista de Santarém, além de ministrar cursos de tomada de reclamação e PJe Calc. O curso é destinado aos Advogados, Peritos Contábeis, Contadores, Assistentes Técnicos, Peritos, Administradores, profissionais de Recursos Humanos, Acadêmicos e demais interessados no assunto. A Certificação será feita pela Escola Superior de Advocacia – ESA-PA, da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Pará, e pode ser utilizado como horas em atividades extracurriculares exigidas por faculdades – 15 horas/aulas complementares -, contar como atividades em concursos públicos ou simplesmente constar em seu currículo.

CARAVANA DIGITAL EM MONTE ALEGRE

Cumprindo o compromisso de valorização da Advocacia do interior, a seccional do Pará, por meio da Escola Superior de Advocacia – ESA-PA promoverá cursos de capacitação no município de Monte Alegre, atendendo pedido da Subseção local. A Caravana Digital da ESA-PA oferecerá na próxima terça-feira, 06, o Curso de Processo Judicial eletrônico – PJe (JT, JE e JF), de 16h às 18h30, e Curso de INSS Digital, de 19h às 21h30, este com capacitação feita pela Dra. Tatiana Cunha, presidente da comissão de Direito Previdenciário da OAB Subseção de Santarém.

EMPOSSADA A NOVA PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE ÉTICA E DISCIPLINA

Conduzida pelo presidente Alberto Campos, a cerimônia de posse de Maria de Fátima Pinheiro de Oliveira como nova presidente do Tribunal de Ética e Disciplina ocorreu na abertura da primeira sessão ordinária do Conselho Seccional da OAB-PA neste ano, realizada no final da tarde da última terça-feira (27), no plenário Aldebaro Klautau. Coincidentemente, Maria de Fátima Pinheiro de Oliveira tomou posse no dia em que comemorava seu aniversário. Com respeitada carreira jurídica, a nova presidente do TED já exercia o cargo de vice-presidente e possui larga experiência de serviços prestados à advocacia paraense, pois já atuou como conselheira e presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas do Estado do Pará (Atep).

Ao revelar que estava muito feliz com a escolha do seu nome para exercer a presidência do TED, Maria de Fátima Pinheiro de Oliveira relembrou seu histórico de contribuição ao Sistema OAB-PA. “Sempre contribuí com a instituição, trabalho em função da instituição. E quem trabalha pela instituição, contará com nosso apoio”, complementando que não medirá esforços para concluir o trabalho desenvolvido pelo ex-presidente Edilson Araújo. Depois de empossar Maria de Fátima Pinheiro de Oliveira, o presidente Alberto Campos desejou sucesso no novo desafio que enfrentará e a parabenizou pela posse. “É uma função muito difícil, uma vez que estará julgando os nossos colegas. Dentre os principais que se apresentam, a razoável duração dos processos disciplinares”, destacou o presidente da seccional paraense.

OAB-PA REALIZA CURSOS DE CAPACITAÇÃO PARA ALTAMIRA (22 e 23/02)

O presidente da Ordem no Pará, Alberto Antônio Campos, acompanhado do Presidente da Subseção de Santarém, Ubirajara Bentes Filho, cumpriu extensa agenda institucional no município de Altamira, região sudoeste. Na sede da subseção local, no dia 22, prestigiaram o curso “INSS Digital” promovido pela Comissão de Direito Previdenciário e a Escola Superior de Advocacia, com apoio da Ordem santarena, que foi ministrado pela professora Tatiana Cunha,. O evento contou, ainda, com a presença do procurador regional das Prerrogativas da OAB-PA, Isaac Magalhães Junior, do vice-presidente, Ricardo Barbosa, da secretária-geral de Altamira, Francineide Amaral, da gerente executiva do INSS, do ex-presidente Otacílio Lino e de cerca de 😯 Advogados, que lotaram o auditório. Na manhã de sexta-feira, 23, Alberto Campos conduziu cerimônia de instalação da Delegacia Regional da Caixa de Assistência dos Advogados do Pará e empossou quatro delegadas da CAA-PA em Altamira: Adelaide Lino, Manoella Batalha, Fabiana Soraia Gomes e Renata Pires. O líder da Advocacia paraense explanou sobre a natureza jurídica da Caixa de Assistência dos Advogados importância como órgão assistencial da Advocacia. Ubirajara Bentes falou da atuação da Delegacia Regional da CAA-PA no âmbito da subseção de Santarém. Em seguida, procedeu a tomada de compromisso e entrega de carteiras de novas Advogadas de Altamira.

OAB-PA REALIZA CURSOS DE CAPACITAÇÃO PARA ALTAMIRA II

O presidente da subseção de Santarém, Ubirajara Bentes Filho, o procurador de prerrogativas, Isaac Magalhães Júnior, e a secretária-geral da subsecional de Altamira, Francineide Amaral, além do ex-presidente Otacílio Lino, estiveram presentes na solenidade que representou mais um passo importante no processo de interiorização dos serviços oferecidos aos advogados e advogadas. Com a comitiva da OAB-PA, o presidente visitou e reuniu com o prefeito de Altamira, Domingos Juvenil, e com os procuradores do município para debaterem pautas pertinentes à advocacia pública e à sociedade civil. Na sequência, Alberto Campos fez ainda uma visita aos Fóruns do TJPA e da Subseção da Justiça Federal, em Altamira, e conversou com inúmeros Advogados (as) a respeito de pleitos da classe. À noite de sexta-feira, 23, a Escola Superior de Advocacia – ESA-PA realizou o curso “Reforma Trabalhista”, ministrado pela Professora Emília Farinha, que também foi sucesso de público, lotando mais uma vez o auditório da Subseção.

CARAVANA DIGITAL EM MONTE ALEGRE

Cumprindo o compromisso de valorização da Advocacia do interior, a seccional do Pará, por meio da Escola Superior de Advocacia – ESA-PA promoverá cursos de capacitação no município de Monte Alegre, atendendo pedido da Subseção local. A Caravana Digital da ESA-PA oferecerá na próxima terça-feira, 06, o Curso de Processo Judicial eletrônico – PJe (JT, JE e JF), de 16h às 18h30, e Curso de INSS Digital, de 19h às 21h30, este com capacitação feita pela Dra. Tatiana Cunha, presidente da comissão de Direito Previdenciário da OAB Subseção de Santarém.

CRIADA A COMISSÃO DE DIREITO DE FAMÍLIA DA OAB-PA

Por maioria, os conselheiros seccionais reunidos na tarde da última terça-feira (27), no plenário Aldebaro Klautau, sob a presidência de Alberto Campos, durante a primeira sessão ordinária deste ano, aprovaram a criação da mais nova comissão temática da instituição, cujo processo administrativo contou com a relatoria da conselheira seccional Lorena Napoleão. Regimento – À unanimidade, o Conselho Seccional ainda aprovou a revisão do regimento interno da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. Requerido pelo conselheiro seccional e presidente da referida comissão de trabalho, Ricardo Melo, o pedido visa formatar a coordenação da comissão temática: presidência, vice-presidência e secretaria geral. Outra proposição contida no pedido é no sentido de que advogados membros e colaboradores devem atender os direitos humanos de crianças e adolescentes e proteção integral. Além disso, está previsto que membros e colaboradores que justificaram ausência de três reuniões seguidas devem apresentar plano de participação, sob pena de abertura de procedimento de desligamento.

O novo regimento dispõe ainda que estudantes de Direito e áreas afins podem participar, desde que a convite e deliberado pelo presidente da OAB-PA. Poderão receber certificado anual os participantes que estiverem presentes no mínimo a 75% das reuniões ocorridas ao longo do ano.


Fonte: André Oliveira (OAB), OAB Santarém