Mostrando postagens com marcador OAB ingressará como assistente em favor de advogados públicos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador OAB ingressará como assistente em favor de advogados públicos. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 15 de abril de 2015

OAB ingressará como assistente em favor de advogados públicos

 Vamos defender na Justiça para que se assegurem os honorários de
 sucumbência aos advogados estatais
(Foto: Eugenio Novaes - CFOAB) 

Brasília – O Pleno do Conselho Federal da OAB aprovou, por unanimidade, nesta segunda-feira (13), que a entidade irá solicitar o ingresso como assistente em duas ações que envolvem indenizações por danos e não repasses de honorários a advogados públicos das Centrais Elétricas do Norte do Brasil e das Centrais Elétricas Brasileiras.

A proposição, de autoria da Comissão Especial de Advocacia em Estatais da OAB Nacional, foi aprovada e será analisada pela Procuradoria Nacional de Prerrogativas.  “Vamos defender na Justiça para que se assegurem os honorários de sucumbência aos advogados estatais. Estaremos aqui a favor dos advogados e os casos serão submetidos aos estudos da Procuradoria”, explicou o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius.

Conforme o relator, conselheiro federal da OAB-MS, Alexandre Mantovani, os honorários de sucumbência não se inserem no conceito de remuneração. “Aos advogados pertencem à titularidade dos honorários de sucumbência. Os advogados públicos submetem-se ao duplo regime para disciplinar sua atuação e têm direito de receber honorários, que são garantias à dignidade humana dada a natureza alimentícia”, disse.

Em seu voto, o conselheiro destacou o capítulo V, do Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil, disciplina a relação do advogado empregado com os seus empregadores. “O artigo 21 destaca que nas causas em que for parte o empregador, ou pessoa por este representada, os honorários de sucumbência são devidos aos advogados empregados”, citou.

Fonte: OAB - Conselho Federal