quinta-feira, 24 de novembro de 2016

NOTA DE ESCLARECIMENTO À POPULAÇÃO SOBRE A INSPEÇÃO DA OAB NO ZOOFIT


A Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB-PA Subseção de Santarém realizou hoje 22 uma visita no ZOOLOGICO DA FIT pela manhã para averiguação de denúncia de maus tratos e falta de alimentação aos animais que ali se encontram.

Em conversa com o Biólogo responsável pelo ZOO, Dr Esron Paixão, foi esclarecido que a alimentação tem sido feita de forma adequada, respeitadas às peculiaridades de cada espécie .

Especificamente em relação à denúncia de falta de alimentação das onças, o ZOO Fit se posicionou no sentido de que, em virtude do crescimento de dois filhotes, têm havido disputa de território entre os machos, que para se alimentarem adequadamente precisam ser separados um dos outros, o que tem dificultado a alimentação em virtude da falta de espaço.

O Biólogo esclareceu que para que haja o espaço necessário para o respeito à representação correspondente ao habitat natural das onças será necessária a construção de uma jaula maior, com divisórias entre machos e fêmeas, cujo projeto está em fase final de aprovação . 

A OAB informa que a visita não foi comunicada previamente e que a vistoria se deu em todas as jaulas, tendo sido constatado que havia água e alimentos para os animais. Contudo, ficou bem caracterizada a urgente necessidade de reforma e ampliação das estruturas físicas do local, bem como a precariedade das instalações de modo geral.

O Zoo Fit se comprometeu a fornecer uma nota com os esclarecimentos técnicos necessários, bem como a apresentação das etapas desse projeto de construção e ampliação das jaulas e acomodações dos animais para que a Comissão possa acompanhar todos os passos e continuar zelando pelo bem estar dos animais e a segurança dos funcionários e dos visitantes.

A Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB Subseção de Santarém-PA esclarece finalmente que oficiará ao Ibama e à Semma para que sejam prestadas maiores informações sobre os projetos envolvendo o ZOO e os animais que ali estão acolhidos, como relação de quantidade, especificações e se há ou não alguma linha de estudo para reinserção desses animais à natureza.







Nenhum comentário:

Postar um comentário