sábado, 10 de março de 2018

Rilmar confirma Delegacia da Mulher aos fins de semana



Delegado geral reunirá com Ubirajara Bentes Filho

A problemática que afeta diretamente as mulheres vítimas de violência doméstica em Santarém, é bandeira de luta da OAB/Santarém, seja em suas Comissões ou na pessoa do presidente Dr. Ubirajara Bentes Filho. Em 2017 diversos foram os encontros realizados para cobrar o funcionamento 24 horas e nos fins de semana da Delegacia de Atendimento Especializado à Mulher (DEAM).

Nesta semana, o Delegado Geral da Polícia Civil do Pará, Dr. Rilmar Firmino confirmou ao Dr. Ubirajara, que virá a Santarém, e juntamente com a OAB/Santarém, prefeitura e demais entidades, definir os aspectos finais para implantação dos novos períodos de atendimento na DEAM, ainda no mês de março.

“Nós estivemos no dia 20 de abril do ano passado com o delegado Rilmar Firmino, ele também esteve aqui em Santarém. Em Belém naquela oportunidade, tivemos a companhia do prefeito municipal Nélio Aguiar, deputado Airton Faleiro, Associação Comercial, Ministério Público Estadual, foram 11 entidades conosco tratar dessa questão com o delegado geral Rilmar Firmino. Então, houve uma promessa que tão logo fossem empossadas as novas delegadas, quatro seriam remanejadas ou lotadas em Santarém para a Delegacia da Mulher. Falamos há pouco com o delegado geral Rilmar Firmino cobrando a posição e ele ratificou integralmente tudo aquilo que ele tinha acertado com a OAB, sociedade e poderes públicos aqui em Santarém. Provavelmente na terça ou quarta-feira aqui em Santarém, o delegado geral estará na OAB para que possamos reunir, inclusive com o prefeito, pois o prefeito ficou de dar o suporte e o apoio logístico para funcionamento de novos períodos da Delegacia da Mulher que é uma reivindicação da sociedade santarena, da mulher. Porque violência não escolhe dia nem hora, geralmente ocorre no final de semana e é justamente aos finais de semana que a mulher sofre mais constrangimento moral e físico, agressões sem poder se defender e quando ela procura uma especializada, sem ter a possibilidade de abrir o coração ou contar muitas vezes que ela é violentada sexualmente e não tem como contar com uma pessoa que não seja do mesmo sexo e que não tenha um psicólogo ou uma delegada, ou seja, que não tenha pessoas especializadas para atender essa questão. Tenho a satisfação de no mês da mulher, trazer essa informação para sociedade santarena que estamos cobrando, a OAB está atuando para que essa delegacia da mulher seja implantada 24 horas com funcionamento inclusive aos finais de semana para atendimento da mulher de Santarém e de toda a região do Oeste do Pará”, disse Dr. Ubirajara Bentes Filhos.

ELEIÇÕES DA OAB: À nossa reportagem, o presidente da OAB/Santarém, confirmou que sua candidatura à reeleição será fruto de conversas junto aos conselheiros e demais diretores, e claro, dos associados.

“Como já disse em uma outra oportunidade, estamos conversando com as pessoas, provavelmente serei candidato novamente à presidência da Subsecção de Santarém. Eu vejo com tranquilidade, porque nossos adversários têm muita coisa para falar, ou seja, muito trabalho realizado nos últimos anos à frente da Subseção da OAB, com apoio  do presidente Alberto Campos”, expõe Dr. Ubirajara, acrescentando sua indignação sobre atitudes de dirigentes e ex-dirigentes da Ordem, que querem utilizar a instituição com cunho político-partidário.

“A OAB não se envolve em política. Nossa gestão não usa a OAB como trampolim político, como algumas pessoas vêm fazendo ultimamente, criando diretórios de partidos políticos com conselheiros da OAB, como é o caso de Altamira, onde estivemos recentemente lá e soubemos que tem uma conselheira da Ordem que agora é presidente de um partido político que está escutando um ex-dirigente da OAB. Quero dizer que a OAB não pode ser usada como trampolim político, estão querendo usar toda a estrutura da OAB para fazer carreira, então, essas pessoas já começam a desembarcar em Santarém. A população santarena deve ter muito cuidado com essas pessoas que nunca meteram um prego aqui, agora vão aparecer de bonzinhos. Como no caso desse desastre, esse crime ambiental que aconteceu em Barcarena, não deram um pio, não fazem nada, mas se apresentam como bons moços aqui, vêm para cá com uma proposta de Amazônia, de região do Pará, mas eu peço ao povo de Santarém, aos eleitores de Santarém, que não caiam na onda desse tipo de gente que está desembarcando aqui e que brevemente fará um discurso de campanha, estarão em Santarém e que nunca fizeram nada por nós e agora querem dar uma de bons moços. Vão aparecer com discursos, seja na Câmara Municipal, seja nos palanques, no horário político, o povo de Santarém deve estar atento a essas politicagens de último momento. Passam três anos e alguns meses sumidos daqui e aparecem de uma hora para outra, caem de paraquedas, inclusive com apoio de pessoas daqui de Santarém que é um absurdo. Portanto, nós somos contra esse tipo de coisa. Vamos denunciar, não vamos admitir que a ordem seja utilizada como trampolim político de ninguém, que se use a estrutura da OAB para fazer carreira política, aquelas pessoas que eu chamo de carreiristas políticos, nós não vamos permitir. A eleição de OAB deve ser tranquila a eleição de OAB não pode se envolver em política partidária, infelizmente tem pessoas que não têm esse tipo de pudor e fazem qualquer coisa para chegar ao poder. Não vamos admitir que se faça da OAB um trampolim político para conseguir mandatos que não merecem.

Por: Edmundo Baía Júnior

Fonte: RG 15/O Impacto

Nenhum comentário:

Postar um comentário