segunda-feira, 8 de maio de 2017

Colégio reforçou integração entre presidentes de comissões temáticas da OAB-PA


Neste sábado, o plenário Aldebaro Klautau abriga o III Colégio de Presidentes de Comissões da gestão do presidente Alberto Campos. Os integrantes do Sistema OAB-PA discutiram e deliberaram acerca de diversas pautas, dentre elas, Conferência da Advocacia do Estado do Pará, prerrogativas, segurança pública, educação jurídica, inclusão digital e qualificação profissional.

Conduzidas pelo presidente da Ordem no Pará, Alberto Campos, e o coordenador do Colégio de Presidentes de Comissões, o secretário-geral Eduardo Imbiriba, as atividades iniciaram com a diretora-geral da Escola Superior de Advocacia, Cristina Lourenço, que colocou em pauta a Conferência da Advocacia do Estado do Pará e a Conferência Nacional da Advocacia.

Aos presentes, a diretora comunicou que a sétima edição da conferência local será realizada nos dias 20 e 21 de setembro deste ano, no Teatro Maria Sylvia Nunes. Dentre as plenárias já confirmadas, estão: “Criminalização dos Movimentos Sociais” e “Jovem Advocacia”. Cristina Lourenço ainda anunciou que serão promovidas outras quatro conferências em regiões consideradas polos no Pará.


Quanto à pauta referente ao porte de armas para advogados, os presidentes de comissões decidiram pela composição de um grupo de estudo para debater o assunto. Outra deliberação diz respeito à formação de grupo de advogados que acompanhará os serviços prestados pelo judiciário paraense, cujos interessados deverão se manifestar junto ao secretário do evento, o presidente da Comissão da Criança e do Adolescente, Ricardo Melo.

Presidente da Comissão Jurídica, Luna Freitas, fez um balanço positivo do I Torneio de Direitos Humanos da OAB-PA e projetou os principais desafios para as próximas edições. Presidente da Comissão de Direitos Humanos, José Araújo Neto anunciou que a comissão elaborou relatório da situação dos casos de chacinas e extermínio de jovens negros no Pará, que será encaminhado ao Conselho Federal da OAB.

O aparato estrutural e logístico para as comissões temáticas e a divulgação institucional do papel e alcance dessas instâncias também foi debatido entre seus presidentes na ocasião, assim como o reforço do posicionamento da instituição pela permanência do espaço cultural "A Casa das Onze Janelas". Ao final, os presidentes definiram que o próximo colégio ocorrerá em meados do segundo semestre.

Fonte: OAB Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário