segunda-feira, 8 de maio de 2017

Colóquio debateu envelhecimento em uma abordagem multidimensional

Promovido no auditório Otávio Mendonça pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB-PA, Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Pará e o Laboratório de Pesquisa Desenvolvimento e Saúde – LADS, o evento foi aberto pelo presidente da Ordem no Pará, Alberto Campos. 

Com a finalidade de abordar temas emergentes nos contextos psicossocial e familiar para articular conhecimentos científicos e observações qualificadas de pesquisadores que se propuseram a pensar a respeito de assuntos relevantes e ainda pouco explorados nesse campo profissional, a programação contou com a participação de vários palestrantes.

Ao abrir os trabalhos, o presidente Alberto Campos parabenizou a comissão pela realização do evento e afirmou que as ações de seus membros “colocam a Ordem como percursora de movimentos que debatem temática tão importante”, bem como cumpre a missão da instituição de fomentar politicas públicas, conforme está inserido na Constituição Federal.

Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB-PA, Letícia Bitar observou que os participantes do colóquio “vieram pensar nesse processo que acontece com o indivíduo a partir do momento que ele nasce. Não é um assunto para ser discutido somente quando se completa a faixa etária de 70 anos. É um assunto que deve ser discutido desde cedo”, defendeu.

Palestras

Doutoranda - PPGP/UFPA, Ana Claudia de Oliveira Bentes abriu a programação do colóquio ao palestrar acerca da "Relação de cuidados entre pais e filhos no ciclo tardio da vida". Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Pará, Waldir Macieira da Costa Filho abordou o tema "Medidas Protetivas do Ministério Público". 

Doutorando - PPGP/UFPA, Kleber Gonçalves Oliveira ficou responsável pela palestra "Transtornos mentais prevalentes na pessoa idosa". Mestranda - PPGP/UFPA, Michelly Rodrigues de Oliveira ministrou a respeito do tema: "Dimensão do cuidado com idosos vítimas de violência intrafamiliar". Mestranda - PPGP/UFPA, Rosana Lima debateu "Redes de apoio de idosos em situação de violência intrafamiliar".

Em seguida, houve a divulgação dos livros: "Velhices - Temas emergentes nos contextos psicossocial e familiar" (Organizadores: Prof. Dra. Deusivania Falcão, Prof. Dr. Ludgleydson Fernandes de Araújo e Prof. Dr. Janari Pedroso) e o "Manual dos direitos da pessoa idosa" (Waldir Macieira Filho).

Avaliação

Ao final do evento, Letícia Bitar avaliou que o colóquio obteve resultado positivo e atingiu os seus objetivos, “trazendo para discussão temas atuais sobre o envelhecimento, fazendo uma abordagem articulada com profissionais que atuam nesse seguimento”. A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Pará, professora Walquiria Alves, e o coordenador do Laboratório de Pesquisa Desenvolvimento e Saúde – LADS, professor Janari Pedroso, também estiveram presentes.

Fonte: OAB Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário