segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Dia Mundial em Memória das Vítimas do Holocausto será lembrado na OAB


Brasília – Em 27 de janeiro acontecerá, na sede da OAB Nacional, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, evento criado por resolução de 2005 da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Na OAB as atividades da data serão conduzidas pela Confederação Israelita do Brasil (Conib) e reunirão advogados, estudantes, autoridades governamentais, sociedade civil, representantes de outras comunidades vítimas do nazismo e de perseguições.

Para Marcus Vinicius Furtado Coêlho, presidente nacional da OAB, é inaceitável que se reivindique um direito ou que se exponha um descontentamento por meio de coação ou desrespeito. “São de conhecimento público as barbáries ocorridas. Uma das formas de evitar que a intolerância se propague na comunidade global é o diálogo, a lembrança, a publicidade das consequências”, disse.

O dia 27 de janeiro foi proposto em 2005 pelas Nações Unidas em lembrança às vítimas do genocídio cometido pelos nazistas e seus adeptos, que ceifou a vida de milhões de judeus, ciganos, homossexuais e outros grupos durante a II Guerra Mundial. A data, em 1945, marcou a liberação do maior campo de extermínio nazista, Auschwitz-Birkenau, pelas tropas soviéticas.


Fonte: OAB - Conselho Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário