segunda-feira, 24 de agosto de 2015

5º Circuito de Corrida: etapa de Belém confirma sucesso do único circuito do norte do Brasil


Realizado bem no início da manhã de hoje (23), o evento contou com a participação de quase 5 mil pessoas e ficou marcado como uma das principais comemorações alusivas ao “Mês do Advogado” promovidas pela seccional paraense.

A largada para as competidoras femininas, cadeirantes e portadores de deficiência visual foi acionada pelo presidente da OAB, Jarbas Vasconcelos, pontualmente às 6h. Dez minutos depois, largaram os competidores homens. Em seguida, largaram os competidores da caminhada. Após largarem em frente ao Largo da Trindade e iniciarem o percurso pela rua Gama Abreu, os atletas e advogados que disputaram a corrida percorreram 10 km pelas principais ruas da capital paraense.


Vencedores

O primeiro atleta a cruzar a linha de chegada foi Carlos Nascimento. Vencedor na edição de 2011, ele estabeleceu o tempo de 29 minutos e 26 segundos, o melhor em todas as suas participações. Nascimento considerou o nível da prova alto. “O pelotão da frente vinha em um ritmo muito forte. Eu sabia que seria muito difícil, mas aumentei o ritmo nos últimos 500 metros”, revelou Carlos, que visa participar de mais competições neste ano, especialmente a “Corrida de São Silvestre”, em Belém.

Entre as mulheres, a vencedora foi Elivani Oliveira, com o tempo de 35 minutos e 28 segundos. Para ela, a prova representou a conclusão da preparação da atleta para uma competição que disputará no próximo dia 30 de agosto, em Recife, capital do estado de Pernambuco. “Eu vim para fazer o teste final, verificar minhas reais condições físicas para essa prova no nordeste”, comentou a atleta. Mesmo assim, Elivani destacou que não estava preocupada em baixar seu tempo na competição. “Participei com o objetivo de vencer a prova”, afirmou a vencedora, que elogiou a organização da edição deste ano. “Havia várias árbitros espalhados ao longo do percurso. Isso facilitou nosso trabalho”. Em setembro, Elivani disputará pela primeira vez uma Maratona, em Manaus.


Advogados

Na categoria “Advogados”, o vencedor foi Diego Ferraz de Araújo Santos, que participou da corrida pela segunda vez. Ganhador da etapa de Tucuruí e segundo colocado na etapa de Marabá neste ano, o advogado conseguiu estabelecer seu recorde pessoal: 36 minutos e 28 segundos. “Ano passado, fiquei em terceiro lugar. Este ano, o percurso ficou melhor, mais plano, e eu ganhei confiança. No Portal da Amazônia, percebi que daria para ganhar e mantive o ritmo”, comentou. Por último, Diego garantiu que participará das demais etapas do circuito na edição de 2015.

Pelo segundo ano consecutivo na categoria “Advogadas”, Danielle Valle do Couto comemorou a vitória deste ano, com o tempo de 45 minutos e 22 segundos. A advogada parabenizou a organização do evento. “Fiquei muito feliz de ganhar mais vez. A organização da corrida está de parabéns. Este ano, melhorou bastante. O percurso ficou excelente, plano, menos cansativo, que ajudou os corredores a terem um melhor desempenho e melhorar o tempo. Parabéns para OAB por mais essa etapa!”. Danielle espera que o circuito continue crescendo. “Que continue com essa grandiosidade, pois já se tornou uma das corridas mais importantes do calendário esportivo do nosso estado e que tem exigido um preparo cada vez maior dos participantes.”


Demais Categorias

Na categoria “Acadêmico de Direito Masculino”, o vencedor foi Kleyton Gustavo dos Santos Flexa, com o tempo de 38 minutos e 33 segundos. No feminino, a vencedora foi Thayana Salgado Danin, que estabeleceu o tempo de 53 minutos e 38 segundos. Na categoria “Serventuário da Justiça Masculino”, o primeiro a cruzar a linha de chegada foi Edmilson Costa da Rocha, que marcou o tempo de 37 minutos e 31 segundos. Nilce de Oliveira Castro venceu entre as mulheres, com o tempo de 52 minutos e 10 segundos.
Na categoria “Magistrados e Membros do Ministério Público”, Carlos Magalhães Gomes venceu com o tempo de 47 minutos e 29 segundos. Entre as mulheres, a vencedora foi Elizete Braga Santos, que concluiu a prova com 50 minutos e 47 segundos. Por fim, na categoria “Deficiente Visual”, o vencedor foi Bruno da Costa Palheta ao estabelecer o tempo de 43 minutos e 54 segundos.


Avaliação

O vice-presidente da OAB no Pará, Alberto Campos, salientou que cada vez mais o Circuito de Corridas e Caminhadas da OAB/PA atrai mais pessoas e “incentiva a prática desse esporte, que é o esporte mais democrático que nós temos. Basta a rua e um tênis, que você pode começar a caminhar e depois correr”. O diretor festejou o alcance dos objetivos da coordenação do evento. “Este ano, atingimos a meta de 3 mil inscritos na etapa Belém do circuito e quase 5 mil participantes. Estamos muito satisfeitos, pois cada vez mais a equipe de organização da corrida fica mais especializada e vamos investir pesado nisso para atender ainda melhor e com qualidade o número a cada ano maior de participantes”.

Para o conselheiro seccional e coordenador Circuito de Corridas e Caminhadas da OAB/PA, Kleber Jorge, o destaque da edição deste ano da etapa disputada na capital paraense foi volume de participantes, que continuou a crescer. “Eu atribuo esse sucesso pela tradição que o evento já ganhou no cenário esportivo do Pará, pelo fato de ser o único da região norte do Brasil e pela entrega de um kit diferenciado, que era composto por uma toalha usada nas principais competições do país nesse segmento”, enumerou o coordenador.

Diferencial e apoio

Neste ano, a novidade da etapa de Belém do circuito ficou por conta do fornecimento de uma toalha diferenciada, utilizada apenas em competições das regiões sul e sudeste do país. A Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Pará (SEEL) e a Prefeitura Municipal de Belém patrocinaram a etapa de Belém do Circuito de Corrida e Caminhadas da OAB. Renilce Lobo, titular da SEEL, e Deivison Alves, titular da SEJEL, marcaram presença no evento, hoje pela manhã. 


Academias

A academia ou equipe e o capitão que inscreveram mais atletas receberam premiação. A academia recebeu R$ 500,00, enquanto que o capitão foi premiado com um Smartphone e recebeu um certificado. A seguir, confira os ganhadores:

Equipe, Academia ou Grupo: 

1º - Greco Forma
2º - Célio Lobato
3º - Academia Top Fit
4º - PMR
5º - Coelho de Souza Advogados
Capitão:
Célio Lobato

Fonte: OAB/PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário