sexta-feira, 10 de julho de 2015

SEM ADVOGADO, NÃO HÁ JUSTIÇA

O Papel do Advogado na Sociedade Atual


A advocacia é talvez uma das profissões mais antigas de que se tem conhecimento, haja vista que todo o homem é dotado de direitos e obrigações. Se na sociedade antiga já se precisava de advogados, atualmente a necessidade é ainda maior, em face das complexas relações interpessoais que a vida impõe a todos nós, e do nível de civilização a que chegamos.

Pode-se dizer que, assim como o médico dedica-se à preservação da vida de seu paciente, o advogado dedica-se à manutenção dos direitos de seu cliente.

Mas não é só na esfera privada que o advogado é importante: ele exerce papel fundamental na formação da sociedade quando busca a preservação do direito à liberdade de expressão, do direito à propriedade; liberdade na forma de construção das relações familiares, no modo de atuação do mercado econômico e até mesmo na atuação do Estado.

A sociedade atual, por ser complexa, exige diariamente associações, contratos, obrigações, e nesse espaço entra o profissional do direito como “decifrador” do emaranhado normativo, como conselheiro, como defensor dos direitos, posto que, conforme sabemos, na vida em sociedade, a liberdade de alguém termina quando começa a do outro.

Portanto, entendo que o advogado é peça-chave na formação da sociedade atual e no seu regular funcionamento, pois dele depende vivermos uma sociedade justa, plural e democrática. Miguel Arcanjo Costa da Rocha - 35 anos - Eduardo Imbiriba Eduardo Fonseca Fonseca Eduardo Dias Carlos Eduardo Teixeira Eduardo Wanghon Eduardo Niederauer Eduardo Mendonça José Ronaldo Dias Campos José Olivar Azevedo Edibal Cabral José Cabral José Ribamar M. Bezerra de Menezes Jose Osmando Figueiredo Ricardo GellerRicardo Ebrahim Edson Antonio Sirotheau Serique Antônio Edson Marinho Junior Gláucia Sidônio Glaucia Medeiros Augusta Cohen de Sousa Suellen Rafaela Milena Rafael Belusso Rafael Marques Cohen Rafael Di GiorgioJorge Serique Jorge Borba Edilson Santiago Edilson Silva Katia TolentinoPeter Hager Braz Sarubbi Filho Filomena Mileo Guerreiro Elisângela BatistaCaroline Giordano Halla Sá Sérgio Fonseca Sergio R Sant Anna Marcos Nadalon Marcos Bentes Jeferson Bacelar, Fernando Castro Neto Patty Esther Castro Fernando Rodolfo Itanilza Fernandes Dos Santos Jarbas Cunha Dos Santos Raifran De Lima Moura Capual Júnior Carlos GamaCarlos Mota Mota Carlos Alberto Schenato Carlos Meschede Elisete Maria Viana Rabelo Graça Gonçalves Salles Cardoso Laudelino Silva Filho Wilmar Freire Filho Carla Campos Carla Cinara Diniz Carla Elis Costa Carla Renata M. P. Nascimento Tony Carlenilson Ana Cláudia Lopes Corrêa Parente Marcus Silva Paulo Sergio Hermes Sérgio Miguel Pinheiro Omar Bueres — com José Luiz Franco e outras 19 pessoas em Oab - Subseção De Santarém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário