Advisibrasil

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Dr. Ubirajara: “Trabalho para advogados, não para grupos”


Dr. Ubirajara Bentes Filho fala sobre sua candidatura à reeleição da Subseção da OAB Santarém. Em entrevista exclusiva ao Jornal O Impacto, o atual presidente da OAB Subseção de Santarém, Dr. Ubirajara Bentes Filho, fala dos avanços e conquistas que obteve à frente da ordem, bem como da decisão de concorrer à reeleição.

Jornal O Impacto: Presidente, como se deu a sua decisão de concorrer à reeleição?

Dr. Ubirajara Bentes: A decisão de nós sermos candidatos à reeleição foi decorrente de amplas pesquisas realizadas junto aos advogados, a respeito da gestão atual OAB/Santarém. Independente das duas pesquisas feitas, eu me empenhei muito em conversar com os colegas, para saber a opinião, e principalmente a opinião deles sobre a possibilidade de sermos candidatos à reeleição. E eu obtive muita receptividade, em função disso, conversando com meus colegas da atual gestão, nós decidimos concorrer novamente, para continuar esse trabalho que estamos realizando em benefício da advocacia aqui de Santarém e do Oeste do Pará.

Jornal O Impacto: Qual avaliação o senhor faz do seu atual mandato?

Dr. Ubirajara Bentes: Muito positiva. Essas duas pesquisas, uma quantitativa e outra qualitativa, nos respaldaram de que estamos no caminho certo, quando defendemos intransigentemente, direto e imediato as prerrogativas, quando nós oferecemos cursos de qualidade, cursos de qualificação e de aperfeiçoamento jurídico, inclusive pós-graduação, que há muitos anos a OAB não oferecia. A valorização do advogado. Hoje o advogado tem certeza de que possui uma instituição forte e respeitada. E a participação da OAB no atendimento às demandas sociais, tudo isso nos levou a pontuar o trabalho e a cumprir todos os compromissos de campanha de 2012. Em menos de um ano de gestão nós já havíamos cumprido mais de 90% dos compromissos assumidos em campanha. Então, essa forma de administrar, essa forma de levar em frente a OAB, de estar onde o advogado está, no momento que ele precisa, o advogado encontra na sua Subseção, encontra na atual gestão, o respaldo para que ele possa advogar com tranquilidade.

Nesses dois anos e dez meses, nós tivemos um acréscimo substancial de pedidos de inscrições, não só de advogados, como também de estagiários. Eu acredito que seja um recorde. Em toda a existência da OAB/Santarém, nunca houve tantos pedidos de inscrição de estagiários. E mais, nós não investimos somente nos advogados, nós investimos também nos bacharéis, naquelas pessoas que estão se formando, os bacharelandos, que precisam saber, precisam conhecer seus direitos como futuros advogados. Nós certificamos mais de 280 participações nos cursos de Deontologia Jurídica, já preparando o futuro advogado para a vida prática, para que ele conheça os seus direitos e as suas obrigações como operador do direito.

Jornal O Impacto: Com a experiência de ser presidente da OAB/Santarém, quais são suas propostas para um novo mandato?

Dr. Ubirajara Bentes: Ser presidente da OAB é uma missão que exige dedicação exclusiva, para que se possa administrar. Muitas vezes com sacrifícios pessoais, sacrifício da própria família, para ficarmos atentos nos finais de semana, nos cursos, pós-graduação e outras atividades. No momento em que nós somos chamados em uma delegacia à noite, momento em que o colega de outra cidade da região pede socorro, imediatamente temos que ir atrás e defender o advogado, defender suas prerrogativas de qualquer abuso de autoridade. No momento que você tem que cumprir um papel institucional, de representação, de estar presente. Nós não somos um gestor de mandar representação, nós temos estado presente em todos os momentos de discussões da vida social de Santarém, problemas principalmente que envolvem a sociedade civil organizada. Então, isso tudo requer uma dedicação exclusiva, que tem da minha parte, todo o apoio, assim como também tem, dos meus colegas diretores e dos meus colegas conselheiros. Nesses dois anos e dez meses, praticamente nós nos dedicamos à Ordem dos Advogados do Brasil. E é o que eu pretendo fazer, continuar com o meu trabalho, fazendo sempre muito mais pela advocacia, pelo advogado, orientandos os advogados sobre prerrogativas, valorizando os advogados, os novos advogados, valorizando a mulher, esclarecendo a população sobre os honorários, valorizando os advogados correspondentes, e os previdencialistas, valorizando esse pessoal que trabalha nessa área. Assim como também, nós estamos empenhados para que as duas Varas do Trabalho possam ser unificadas futuramente na construção do Fórum Trabalhista em Santarém, que será na Av. Mendonça Furtado.

Nossa proposta é continuar trabalhando, o trabalho que o advogado já conhece. Terá muito mais empenho. Nós temos hoje na chapa, Professora Marlene Escher, professora da UFOPA, que é nossa vice-presidente. Temos também a Dra. Leila Pagano, secretária geral; Dr. Edivaldo Medeiros, secretário-adjunto e como tesoureiro a professora Conceição Soares, advogada conceituada, que já foi vice-presidente da Subseção de Santarém, e que hoje engrossa a fileira, com mais dezoito colegas que estão abnegados no sentindo de também trabalharem para a OAB/Santarém.

O que nós prometemos é mais trabalho, é mais defesa da prerrogativa, é mais valorização do advogado, é mais assistência à saúde, porque a caixa nunca deu tanta assistência como está dando nos dias atuais. Hoje nós praticamente quintuplicamos os atendimentos médicos, odontológicos e laboratoriais. Campanhas permanentes de prevenção de saúde que junto com parceiros, junto com amigos da OAB nós temos conseguido levar em frente.

E mais, responder aos anseios da sociedade, defender a sociedade contra qualquer ato tentatório, a ordem democrática, defender a sociedade, quem quer que seja que não respeite sua população. Nós estamos preparados para trazer novos cursos, inclusive pós-graduação, já estamos alinhavando um curso de mestrado, que deverá ser instalado no próximo segundo semestre de 2016.

Então, tudo isso nos leva a crer que o trabalho realizado em prol da advocacia e aquilo que nós pretendemos fazer muito mais, com apoio do Dr. Alberto Campos, que lidera a “OAB sempre mais por você”, Santarém possa ganhar, bem como a advocacia do Oeste do Pará possa ganhar muito mais.

Jornal O Impacto: O senhor possui o apoio dos ex-presidentes da OAB/Santarém?

Dr. Ubirajara Bentes: Eu não procuro apoio em ex-presidente. As únicas pessoas que eu tenho que dar satisfação são para os advogados. Eu não trabalho para grupo. Eu trabalho para os advogados do Oeste do Pará. Então, quem quiser marchar conosco, para o bem da OAB/Santarém, para que o trabalho possa continuar, será sempre recebido de braços abertos. Agora, eu não posso me prender a grupos, eu não posso me prender a interesses pessoais de A, B ou C. Meu trabalho, trabalho da minha gestão, do meu grupo formado pela professora Marlene, pela professora Conceição Soares, advogadas brilhantes, reconhecidas na sociedade, também pela doutora Leila, pelo Dr. Edivaldo Medeiros, junto com dezoitos outros advogados que compõem o Conselho, é trabalhar em beneficio da advocacia. Eu não posso me preocupar se tenho apoio de A, B ou C. A unanimidade é burra, já dizia Nelson Rodrigues. Então, eu sei que eu não tenho unanimidade, até porque eu tomei algumas atitudes que desagradaram alguns advogados que foram punidos pela OAB/Pará, pelo Tribunal de Ética, e essas pessoas não gostaram, pessoas que já tinham algum tempo na linha de frente, perderam essa linha de frente. Então, essas pessoas com certeza não vão estar nos apoiando. Mas nós temos o apoia da advocacia, porque nós trabalhamos para os advogados, e não para grupo político.

Por: Edmundo Baía Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário