segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Comissão da OAB/PA faz extensa programação alusiva ao "Mês da Consciência Negra"


No próximo dia (20), o presidente da Comissão de Defesa Racial e Etnia da OAB/PA, Jorge Farias, encerra a programação alusiva ao “Mês da Consciência Negra” com um bate-papo na Escola Temístocles de Araújo, localizada no bairro da Marambaia, em Belém. A conversa com os alunos vai será sobre o tema “Racismo e Desigualdade Racial”.

Para Jorge Farias, as programações alusivas ao "Mês da Consciência Negra" são de extrema importância para toda sociedade brasileira e principalmente para a comunidade negra. “Desde o fim da escravidão não tínhamos a oportunidade de lutar pelos nossos direitos básicos. Em qualquer estatística que se apresente, a população negra está sempre em desvantagem. A lei n° 12.519, que deu início oficialmente ao 20 de novembro, é um passo importante para que outras leis ganhem destaque, como as cotas raciais para as universidades e agora para concursos públicos. Graças a leis como essas, conseguimos avançar muito na busca por direitos.”, disse o presidente da comissão.

Programação

A programação começou no dia 12 deste mês com o debate “O legado dos povos afro-brasileiros e Indígenas”, realizado na escola Visconde de Sousa Franco. Já no dia 13 ocorreu o lançamento do mês da Consciência Negra da COPPIR/SEDUC, no auditório da seccional paraense. No mesmo dia, a comissão participou de uma mesa de debate na Faculdade Estácio – FAP acerca do tema “Politicas de Igualdade Racial”.

Além da programação, Jorge Farias já confirmou visita no próximo dia (21) à escola Amílcar Alves Tupiassú para ministrar a palestra “O negro e o processo de construção da sociedade brasileira”.

20 de Novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra

As primeiras iniciativas de instituir no Brasil o “Dia da Consciência Negra” surgiram no ano de 1978, com o objetivo de homenagear o líder da resistência negra, Zumbi dos Palmares, morto pelas forças militares do Império. No entanto, a data só foi instituída oficialmente no dia 10 de novembro de 2011 pela lei n° 12.519, sancionada pela presidente Dilma Rousseff.

Fonte: OAB/PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário