quarta-feira, 9 de março de 2016

Presidente da OAB Nacional participa da posse da diretoria da ANAFE

 Lamachia reiterou o compromisso de atuar para fomentar 
o fortalecimento da advocacia pública
(Foto: Eugenio Novaes - CFOAB) 

O presidente do Conselho Federal da OAB (CFOAB), Claudio Lamachia, presidiu a mesa do evento de posse da diretoria da Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais, a ANAFE. O evento ocorreu nesta segunda-feira, 7 de março, na sede da OAB Nacional, em Brasília.

Estavam presentes Marcelino Rodrigues, presidente eleito da ANAFE; Flávio Chiarelli, representando o Advogado-Geral da União José Eduardo Cardozo; José Galdino da Silva Filho, presidente da ANPAF; Rogério Filomeno Machado, vice-presidente da ANPAF e da ANAFE e Roberto Domingos da Mota, diretor-geral da UNAFE e diretor institucional da ANAFE.

A ANAFE é resultado da união de duas entidades distintas: a ANPAF (Associação Nacional dos Procuradores Federais) e a UNAFE (União dos Advogados Públicos Federais). Em 23 de outubro de 2015, as duas instituições decidiram, em assembleia geral extraordinária, pela unificação institucional, que foi concluída no evento da noite desta segunda-feira. No início da solenidade, Alessandra Minadakis, diretora de comunicação da UNAFE, saudou os presentes, em participação gravada em vídeo.

Lamachia, no discurso de abertura da mesa, destacou o simbolismo do dia: “O dia 7 de março, além de celebrar o Dia Nacional da Advocacia, marca o início da ANAFE, instituição que representará a advocacia pública”. Após saudar o presidente eleito da Associação, Marcelino Rodrigues, continuou: “Esta é a primeira vez que falo diretamente com a advocacia pública como presidente do Conselho Federal da OAB. Por isso, quero reiterar o meu compromisso de atuar para fomentar o fortalecimento da advocacia pública no Brasil. A OAB é ordem de advogados públicos e privados e a advocacia pública é uma carreira fundamental para nos reforçar como Brasil e como instituição”, acrescentou. Em seguida, tomou a palavra José Galdino da Silva Filho, presidente da ANPAF, que relembrou o processo de unificação das duas entidades. Destacou que a ANAFE reúne mais de 3500 associados, provenientes das quatro carreiras que compõem a advocacia pública.

Roberto Domingos da Mota, diretor geral da UNAFE, ao final do discurso dirigiu-se ao representante do Advogado-Geral da União: “A carreira decidiu tomar mais um passo a frente, no dia de hoje. Queremos a unificação dos cargos da carreira da AGU”. Na sequência, o presidente eleito da ANAFE, Marcelino Rodrigues agradeceu os dirigentes da ANPAF e da UNAFE por abrirem mão de seus mandatos em prol da criação da entidade.

Encerrando os trabalhos da mesa e representando a diretoria do CFOAB, o secretário-geral adjunto Ibaneis Rocha saudou os advogados públicos presentes e proferiu especial agradecimento ao Procuradores da Fazenda Nacional Paulo Nardelli e Aldemario Araújo Castro, pelos “12 anos de ensinamento sobre a matéria da Advocacia Pública”. Destacou a importância da união da UNAFE com a ANPAF e a criação da ANAFE para a advocacia pública. Por fim, relembrou o apoio do Conselho Federal da OAB com a Carta-Compromisso, firmada em 23 de fevereiro.

Compuseram a mesa, ainda, Juliano Costa Couto, presidente da seccional da OAB no Distrito Federal; Renato Rodrigues Vieira, Procurador Geral Federal e Isaac Sidney Menezes Ferreira, Procurador Geral do Banco Central.


Fonte: OAB Conselho Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário