quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Em parceria com o TJE/PA, OAB-PA oferece curso sobre PJe


Começou hoje (7), o treinamento sobre Processo Judicial Eletrônico - PJe, promovido gratuitamente pelo Tribunal de Justiça do Estado – TJPA, e ministrado pela equipe de informática e tecnologia do Tribunal, no auditório Aldebaro Klautau, na sede da Ordem. O objetivo do curso é o de preparar o advogado para a implantação do sistema no TJPA, que em breve substituirá o Processo Judicial Digital - Projudi.

O presidente em exercício da OAB/PA, Alberto Campos presidiu a abertura do treinamento. Em breve pronunciamento, ele observou que os participantes do curso devem também contribuir com a divulgação das ações de capacitação promovidas pela Ordem, no sentido de preparar os profissionais para a “era digital”, também na Justiça Comum. “Nós precisamos que os senhores nos ajudem a fazer com que mais advogados participem desses cursos. Os senhores devem ser multiplicadores da realização dessa iniciativa”.

Além disso, Campos assegurou que a seccional paraense continuará investindo em inclusão digital dos advogados. "Nossa gestão conhece as dificuldades dessa nova realidade, por isso continuaremos a preparar nossos colegas para esse desafio chamado PJe.”


Segundo o presidente da Escola Superior de Advocacia, Jeferson Bacelar, foram feitos desde 2012, cursos sobre o PJe para a Justiça do Trabalho. “Sempre vai ser necessário dar continuidade ao aprendizado sobre Processo Eletrônico, devido às constantes atualizações que o aplicativo ganha.”

Ainda em sua fala, Jeferson explicou como se procedeu o processo de interiorização do PJe da Justiça do Trabalho e como a Ordem irá levar o treinamento do PJe da Justiça Comum para o resto do estado. “A ESA, juntamente com a Caixa de Assistência dos Advogados do Pará, encerrou um ciclo de interiorização do PJe da Justiça do Trabalho, que veio de Redenção a Marabá e depois passou pelo oeste do estado. Mais de cinco mil quilômetros foram percorridos, levando treinamento aos advogados do interior. Agora, vamos enfrentar mais um desafio: levar treinamento do PJe da Justiça Comum.”


Para o advogado José Mauricio, a implementação do PJe facilitará a vida do advogado. “Graças ao aplicativo, o advogado poderá fazer petições, dar entrada em processos e até mesmo consultá-los diretamente do seu escritório, sem necessidade de se deslocar até o fórum, além de ajudar na agilidade dos processos e na eliminação de papel, o que atrapalhava e muito.”, comemorou.

PJe

O Processo Judicial eletrônico (PJe) é um sistema desenvolvido pelo CNJ em parceria com os tribunais e a participação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para a automação do Judiciário. O objetivo principal é manter um sistema de processo judicial eletrônico capaz de permitir a prática de atos processuais, assim como o acompanhamento desse processo judicial, independentemente de o processo tramitar na Justiça Federal, na Justiça dos Estados, na Justiça Militar dos Estados e na Justiça do Trabalho.


PJe no TJPA

O PJE passou a ser utilizado oficialmente no Pará a partir de setembro deste ano nos Juizados Especiais Cíveis de Icoaraci, Trânsito e Juizado Especial da Fazenda, além das Turmas Recursais.

Treinamento

O treinamento vai até o dia (9) deste mês, no plenário Aldebaro Klautau, na sede da Ordem. Para participar, basta se inscrever na ESA, ligando para o número 4006 – 8667.

Fonte: OAB/PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário