terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Deu no G1: Pesquisa Ibope indica 39% satisfeitos com a democracia


Brasília - Confira a matéria publicada, neste domingo (7), no G1, sobre a Pesquisa Ibope divulgada pelo jornal "O Estado de S. Paulo" que mostra, neste ano, 39% dos entrevistados – 13 pontos percentuais a mais que no ano passado – se dizem "satisfeitos" ou "muito satisfeitos" com a democracia brasileira.

A pesquisa é feita anualmente. De acordo com o jornal, o índice era de 26% em 2013. O nível é o maior desde 2010, quando 48% se diziam "satisfeitos" ou "muito satisfeitos" com o regime democrático.

O Ibope ouviu 2.002 eleitores entre 13 e 17 de novembro em todas as regiões do país, informou a publicação. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

A taxa dos "pouco satisfeitos" com a democracia caiu de 40% no ano passado para 30% neste ano e dos "nada satisfeitos", de 29% para 22%.

Dentre os entrevistados, 46% disseram que, apesar dos escândalos de corrupção, preferem a democracia a qualquer outra forma de governo. Para 20%, "em algumas circunstâncias", um governo autoritário pode ser preferível em relação a um democrático, e 18% se disseram indiferentes em relação ao tipo de regime.

A pesquisa também perguntou aos eleitores se uma democracia pode pode funcionar sem partidos políticos e sem Congresso.

Segundo informou o jornal, para 43%, não há democracia sem partidos políticos – 36% dizem que isso é possível e 21% não responderam. Em relação ao Congresso, 47% dizem que é necessário e 30% afirmam que não é.


Fonte: Notícias OAB

Nenhum comentário:

Postar um comentário