terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Direitos Humanos - Advogada lança livro "Direitos Humanos e Vulnerabilidade na Amazônia"


O tema do livro também será o mesmo tratado pela advogada na Sessão Especial OAB/PA alusiva aos 66 anos da Declaração Universal dos Diretos Humanos, que acontecerá dia 10 de dezembro, às 17h, na sede da instituição.


A advogada Luanna Tomaz lançou a quarta publicação de sua carreira durante sessão de autógrafos realizada no auditório do Centro Universitário do Pará (Cesupa), hoje à tarde. Intitulada “Direitos Humanos e Vulnerabilidade na Amazônia”, a obra reuniu trabalhos orientados por Luanna no Cesupa, na Universidade Federal do Pará e Escola Superior de Magistratura nos últimos anos.


Segundo Luanna, os artigos que contém a publicação buscaram abordar os sujeitos mais vulneráveis quando se trata de respeito aos direitos humanos. “Esses trabalhos valorizam as pesquisas de campo, que são muito importantes para respaldar a linha de raciocínio”, observou a advogada, que está à frente da Sessão Especial OAB/PA.

Programação

O secretário geral do Conselho Federal da OAB, Cláudio Pereira de Souza Neto, ministrará a conferência magna. O desembargador Ricardo Nunes, presidente da Comissão de Direitos Humanos do TJE/PA, o promotor de Justiça de Defesa dos Deficientes e Idosos, Waldir Macieira, as advogadas Luanna Tomaz – presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/PA, e Ana Cláudia Lins (Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos) também irão palestrar na oportunidade.


Homenagem

Na oportunidade, será concedida a Comenda “José Carlos Castro” ao ex-presidente da subseção de Xinguara, Rivelino Zarpellon, e ao coordenador da Comissão Pastoral da Terra (CPT) Pará, o advogado José Batista Afonso.

Prêmio

A concessão do prêmio “José Carlos Castro” de Direitos Humanos foi autorizada por meio da resolução nº 5, de 06 de agosto de 2003, para o cidadão que se destacar na defesa dos direitos humanos na Amazônia. Até agora, 14 cidadãos já foram agraciados.

José Carlos Castro

O advogado José Carlos Castro tem hoje 79 anos e nasceu em Cametá. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Pará, onde lecionou por 30 anos. Instituiu a Comissão de Direitos Humanos da OAB, foi o primeiro presidente da referida comissão e ajudou a fundar a Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos.

Fonte: OAB/PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário