terça-feira, 24 de novembro de 2015

Mais um advogado é ameaçado de morte no Pará

É a quinta ameaça recebida pela OAB-PA nos últimos trinta dias. Somente na região sul do estado, foram três ameaças registradas. Em quatro anos, foram treze ameaças ao todo. O último caso chegou ao conhecimento da atual diretoria hoje à tarde. Imediatamente, a ouvidora geral da OAB-PA, Ivanilda Pontes, um presidente de subseccional e advogada Fernanda Souza, da Procuradoria Regional de Prerrogativas reuniram com o secretário de Segurança Pública do Estado.

A OAB/PA já enviou ao GAER os nomes desses advogados ameaçados. Além de pleitear investigação por parte do Grupo Especial de Atuação e Repressão a Crimes de Representatividade, a Procuradoria Regional de Prerrogativas da OAB/PA também oficiou pedido de providências ao Secretário de Segurança Pública e ao Delegado-Geral da Polícia Civil do Pará. Os dois órgãos se comprometeram em adotar todas mas medidas policiais cabíveis.

Nos últimos quatros anos, dez advogados paraenses foram assassinados. Dois deles compunham diretorias de subseccionais do interior: o presidente da subseção de Parauapebas, Jakson Silva, foi assassinado em Manaus (2015), e a diretora-tesoureira da subseção de Itaitiba, Leda Martha, brutalmente assassinada com sua filha. Doze sofreram ameaças de morte, dois foram vítimas de atentados e um sequestrado.

Fonte: OAB - Conselho Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário