quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Constantino é eleito novo presidente do TJPA


Por maioria de votos, o desembargador Constantino Augusto Guerreiro foi eleito novo presidente do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) para o biênio 2015/2016. A eleição foi realizada na sessão do Pleno desta quarta-feira, 05.

Na presença dos 27 desembargadores que atualmente compõem a Corte, também foram eleitos o desembargador Ricardo Ferreira Nunes para a vice-presidência; a desembargadora Diracy Nunes Alves para a Corregedoria das Comarcas da Região Metropolitana de Belém; a desembargadora Maria do Céo Coutinho para a Corregedoria das Comarcas do Interior; e as desembargadoras Filomena Buarque, Elena Farag, Maria Edwiges  e Edinéa Tavares  foram eleitas para integrar o Conselho da Magistratura, que ainda é composto pelo presidente, vice-presidente e corregedores.

Os novos dirigentes e os novos integrantes do Conselho tomarão posse em solenidade agendada para o dia 1º de fevereiro de 2015. Após a eleição, o novo presidente agradeceu os votos de confiança dos seus pares, afirmando que sua gestão será firmada no diálogo, e fará um elo de comunicação entre magistrados e servidores. Constantino também fez elogios à administração da atual presidente Luzia Nadja Guimarães, que promoveu muitas realizações no Judiciário paraense.

O decano da corte, desembargador Milton Nobre, pediu que os integrantes do novo corpo diretivo estejam unidos para vencer as divergências e superar desafios em prol de um judiciário melhor.  Antes de encerrar a sessão, a presidente Luzia Nadja parabenizou o Pleno pela maturidade e respeito com que conduziu o processo democrático e afirmou que o “Tribunal precisa estar unido, porque ninguém pode nada sozinho”. 

Nova Gestão – O presidente eleito, Constantino Guerreiro, ingressou no TJPA no ano de 1984, por meio de concurso público para o cargo de Escrivão Criminal. Aprovado em concurso para o cargo de Juiz de Direito, em 1985, assumiu as funções na Comarca de Curuçá. Já atuou nas Comarcas de Maracanã, Castanhal, Chaves, Tomé-Açú, Afuá, Marapanim, Moju, Alenquer, São Miguel do Guamá, Santarém, Rondon do Pará, Bonito, São Domingos do Capim e Cametá.  Chegou à Comarca da Capital, promovido por merecimento, quando assumiu as funções da 12ª Vara Cível, em 1992. Após seis anos, virou titular da 4ª Vara Cível. Também atuou na direção do Fórum Cível. Ascendeu ao 2º grau em 2005. Como desembargador, já foi corregedor das Comarcas do Interior, no biênio de 2007 a 2008, e coordenador dos Juizados Especiais, de 2011 a 2012. Atualmente atua na 5ª Câmara Cível Isolada. 

O Vice-presidente eleito, Ricardo Ferreira Nunes, chegou a magistratura em 1985 quando foi aprovado em concurso público para o cargo de Juiz de Direito. Já atuou como membro do Tribunal Regional Eleitoral do Pará até maio de 2003 e foi titular da 7ª Vara Cível de Belém até maio de 2005. Também foi membro e presidente da 2ª Turma Recursal dos Juizados Cíveis e Criminais e membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família - Seção Pará. Ascendeu ao desembargo do TJPA em 2005. Atualmente é presidente da 4ª Câmara Cível Isolada.

Fonte: Coordenadoria de Imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário