quinta-feira, 19 de março de 2015

II Fórum Internacional de Criminologia em Língua Portuguesa: OAB/PA apoiará o evento


Na tarde de hoje (18), o presidente em exercício da OAB-PA, Alberto Campos, juntamente com o diretor tesoureiro, Eduardo Imbiriba. Receberam o juiz da 9° Vara Criminal, Marcus Gomes. Ele veio pedir apoio da Ordem para a realização do “II Fórum Internacional de Criminologia de Língua Portuguesa”.

Segundo Eduardo, o pedido foi prontamente atendido devido a sua importância. “Fiquei muito entusiasmado com a notícia da realização desse Fórum aqui no Brasil. A OAB tem total interesse em apoiar um evento como esse, que trará grandes nomes internacionais da criminalística.”, comemorou Imbiriba.

O Fórum está previsto para acontecer no final de novembro deste ano, mas já é esperado por muitos advogados da área. “A Ordem vai ter muita satisfação em apoiar essa iniciativa. Não temos muitos eventos com essa temática especifica aqui no estado. Com certeza será um grande encontro.”, afirmou Alberto Campos.


O objetivo do fórum é reunir, pesquisadores, professores e profissionais da área de criminologia de todos os países que tem o português como lingua oficial. São esperados pessoas de diversas regiões do mundo como, Portugal, Moçambique, Angola, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Esses países pertencem a Rede de Colaboração Internacional de Criminologia, criado no fórum do ano passado.

Segundo Marcus Gomes, os advogados de criminalísticas vão encontrar um fórum bem dinâmico e diferente do que é visto habitualmente. “O evento será divido em duas partes. A primeira parte é composta de painéis temáticos, onde cada palestrante terá no máximo 30 minutos para se manifestar.  Os painés serão seguido de debate.


A segunda parte do evento será destinada à apresentação de trabalhos acadêmicos. Esse momento será reservado para discutirmos com o público acerca dos trabalhos apresentados por bacharéis, pós-doutorados, mestrandos e doutores da área. Os trabalhos devem ser registrados no site do evento que divulgaremos em breve.”, explicou o Juiz.  

I Fórum


No ano passado, a Escola de Criminologia da Faculdade de direito da Universidade do Porto organizou o “I Fórum Internacional de Criminologia de Língua Portuguesa: Políticas Criminais e de Segurança”.  O evento, que decorreu no Salão Nobre da FDUP, trouxe discussões importantes dos mais relativos temas como “A institucionalização da criminologia nos países de expressão portuguesa”, “Segurança e policiamento”, “Prevenção do crime e justiça de menores”, “Sistemas prisionais e de reinserção social” e “A Experiência da Associação Internacional de Criminologia de Língua Francesa”.


Fonte: OAB-PARÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário