quarta-feira, 10 de junho de 2015

Advogados de Ananindeua comemoram a inauguração da nova sede


A sede da subseção da OAB em Ananindeua faz homenagem, leva o nome "Luiz Daniel Lavareda Reis", pai do Conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios – Daniel Lavareda – no exercício da presidência do TCM.
"Obrigado do fundo do coração por esta homenagem.", disse Daniel se dirigindo ao prefeito Manoel Pioneiro e a toda a direoria da OAB, após ler um belo texto de autoria de Paulo Falcão - também homenageado pela seccional - dedicado ao seu pai Luiz Daniel Lavareda Reis. "Quis o Destino assim: Se Paulo Falcão não fez uma edificação pública para que fosse exaltada a memória de meu pai, deve estar feliz no paraíso que habita ao lado do Senhor, porque a OAB/PA, através de seus dirigentes o fizeram e me deu a oportunidade de que nossos dirigentes, sensíveis ao meu apelo, pudessem colocar seu nome no Auditório da subseção para que toda Classe Jurídica de Ananindeua, ao entrar nesse recinto cultuem a memória do maior jurista da terra que conhecemos. O tempo nos permite essas coisas, e quem é grato, não pode esquecer nunca de praticar a gratidão!"
DSC 4035---


Daniel também fez um agradecimento especial ao presidente Jarbas Vasconcelos. "Agora gostaria de me dirigir a você Jarbas, você que ao meu lado e ao lado de tantos amigos queridos aqui presentes, como Robério d'Oliveira, Jader Kawage e Alberto Campos, construímos um movimento de oposição em 1998, como forma de resgatar o verdadeiro sentido da OAB. Já lhe disse mais de uma dezenas de vezes do orgulho que sinto em ser seu amigo, do orgulho que sinto de você como o mais perfeito representante da classe dos advogados que já conheci nos meus agora 30 anos de bacharel em direito, do orgulho do pai e do irmão, do marido e do filho que és. Você que conheci revolucionário, mesmo com a idade, não perdeu o aproche. Não se acomoda, não se acovarda, mesmo com a sentinela de punho armado dos poderosos que tentam lhe calar."

DSC 3997---


Edilma Modesto, presidente da subseção da OAB em Ananindeua – região metropolitana de Belém, se disse muito feliz com a realização desse sonho que começou a ser sonhada pela ex-presidente da subseção Neuza Gadelha, a quem devemos agradecer.  “Eu agradeço e mais uma vez reconheço o trabalho incansável da seccional da Ordem que, com o apoio do Conselho Federal e da Prefeitura de Ananindeua, realizaram este sonho. Agora temos a nossa casa. Um espaço digno, confortável e preparado para receber o colega advogado com o respeito que ele merece.", declarou.


DSC 4021---

O vice-prefeito da Ordem Alberto Campos fez um discurso que emocionou. Ele começou parabenizando os advogados de Ananindeua pela nova sede e comemorou a conquista que leva o nome de um grande homem. "Esse espaço não poderia levar o nome de outra pessoa, senão o de Luiz Daniel Lavareda Reis. Ele ficou esteve com a gente, ao nosso lado - mesmo não sendo advogado - defendendo e apoiando as nossas causas."
Ao homenagear aquele que deu nome à sede, Alberto fez uma retrospectiva do surgimento do grupo OAB de Todos. "Foi aqui em Ananindeua que tudo começou. Foi a partir daqui que surgiu essa OAB combativa, destemida, forte e incasável na luta pela classe. Aqui nasceu, em 98, a OAB de todos,liderada pelo nosso presidente Jarbas.", lembrou.

Em um chamado enfusivo à classe, Alberto arrancou aplausos de todos pedindo que a advocacia de Ananindeua diga não ao retrocesso. "Essa sede representa muito mais do que um espaço. Ela é, na verdade, um símbolo da nossa vitória sobre aqueles inimigos da advocacia, que só advogam em favor de seus próprios interesses e esquecem da classe, da nossa classe. Por isso, hoje, eu convoco a todos a permanecerem unidos e a seguir em frente, nesse caminho que nós mesmo escolhemos como o melhor para a advocacia paraense. Parabéns a todos."
DSC 4095----


O prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro, louvou a preocupação da diretoria do OAB com com a situação dos advogados de Ananindeua. "Quis Deus que eu estivesse na prefeitura para permitir com que nossos advogados tenham a sua casa."
Pioneiro parabenizou os advogados pela conquista e renovou o compromisso com a classe da qual também faz parte, já que é bacharel em direito. “Eu só tenho que agradecer a todos que fazem parte dessa Instituição, por me possibilitarem essa parceria. Hoje, a OAB, na sua pessoa (dirigindo-se ao presidente da instituição) é repeitada pela sociedade, que vê nela um porto seguro." Continuo torcendo para que a OAB siga em frente, brigando para mostrar que precismos da moralidade. Jarbas obrigado por acreditar em mim. E obrigado também por levar a Ordem a todos os municípios paraenses. Saibam que enquanto eu for prefeito daqui, a Ordem sempre poderá contar comigo e ter o meu apoio. Esse é o meu compromisso com vocês.", concluiu.
DSC 4116---
O último discurso da tarde foi feito pelo presidente da OAB, Jarbas Vasconcelos. O presidente contou um pouco da história da construção da sede, do sonho de melhorar as condições de trabalho dos advogados que militam naquele município, do abandono a que foram submetidos em gestões anteriores a sua e, por fim comemorou a construção da nova sede pedindo que a classe permaneça unida. "Quando se mexe com um de nós, mexe com todos nós. Por isso, peço que permaneçamos unidos. Não vamos temamos aos nossos opositores, pois estamos fortes e unidos e trabalhando com humildade pela classe."
Confira a íntegra do discurso do presidente Jarbas Vasconcelos em http://youtu.be/aoAl98BHdqM
Estiveram presentes o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados - CAAPA, Oswaldo Coelho; Edilson Araújo, presidente do Tribunal de ética e disciplina sa OAB; o conselheiro federal Jorge Borba; os membros da comissão de prerrogativas da OAB, Rodrigo Godinho e André Tocantins; a ouvidora geral da Ordem, Ivanilda Pontes; presidentes de comissões de trabalho da instituição, Ricardo Melo e Antônio Miranda; os conselheiros seccionais Afonso Arinus, Gilberto Araújo, Robério d'Oliveira, Dennis Serruya, Magda El Hosn Kleber Jorge e Graco Ivo, além de diversos secretários e vereadores da Prefeitura de Ananindeua. Também prestigiaram o evento, a presidente da Câmara dos vereadores, Francisca Pereira da Silva; O juiz federal do trabalho/TRT 8° Região, Ocelio Morais e a promotora de justiça Iona Nunes, representando o Ministério Público.
DSC 4083---


Os ex-presidente da subseção de Ananindeua também prestigiaram a visita, que acabou se transformando em um grande acontecimento para a advocacia daquele município. Carlos Prestes, e Neuza Gadelha que, juntamente com Sebastião Piani Godinho, procurador geral do município de Ananindeua, foi homenageada pela OAB, por ter sido uma grande batalhadora para realização desse sonho.

Projeto
Em janeiro deste ano, o presidente OAB/PA, Jarbas Vasconcelos, e o prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro, assinaram o convênio, doando à instituição um incentivo financeiro no valor de R$ 150.000,00 para construção da sede de Ananindeua. 
Naquela oportunidade, o prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro agradeceu e parabenizou o presidente Jarbas Vasconcelos pelo tratamento dispensado aos advogados que militam no município que ele administra. Ele lembrou que é uma função dele como homem público e como advogado “garantir que a população de Ananindeua tenha um espaço físico que condições mínimas, de modo que as pessoas recebam atendimento digno. Estamos aqui para contribuir e continuar seguindo de mãos dadas daqui pra frente”, finalizou.
DSC 4148---


Em abril de 2013, a OAB do Pará oficiou o pedido de auxílio financeiro ao Conselho Federal da OAB para a construção de algumas sedes subseccionais, dentre elas a de Ananindeua. Na solicitação, a seccional paraense apresentou projeto de sede de subseção, que compreende terreno de 300 metros quadrados e uma área construída de 189,07 metros quadrados.
DSC 4197---


Está muito bonita, funcional e confortável a nova sede da subseção da OAB em Ananindeua. A sede tem dois pavimentos (térreo e o pavimento superior), com recepção, quatro salas, estação de trabalho e atendimento, quatro banheiros, copa/cozinha e auditório "Paulo Afonso de Oliveira Falcão", com 60 lugares.” A viúva de Paulo Falcão, Alba Falcão e o irmão Lázaro Falcão prestigiaram o evento.
DSC 4207---


A OAB continua garantindo melhorias nas condições de trabalho do advogado, além de dar continuidade ao projeto de interiorização da instituição - compromisso assumido durante a campanha, de que onde tiver um advogado, lá a OAB estará. 
Atualmente, encontra-se em construção a sede da subseção de Redenção.
Fotos: Yan Fernandes
Fonte: OAB/PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário