terça-feira, 9 de junho de 2015

Dia Mundial do Meio Ambiente: OAB destaca importância de preservação

Brasília – O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, destacou nesta sexta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, a importância de se aprofundar as discussões sobre o tema. Também convidou a sociedade brasileira a participar da III Conferência Internacional de Direito Ambiental, que será realizada em 4 e 5 de setembro, em Campo Grande.

“Temos um capítulo inteiro da Constituição dedicado ao meio ambiente. É direito do cidadão ter acesso a um sistema ambiental equilibrado, mas, ao mesmo tempo, existe o dever comum ao poder público e ao povo de cuidar da fauna e da flora, tão abundantes em nosso País”, afirmou Marcus Vinicius.

Leia mais:
A III Conferência Internacional de Direito Ambiental trará ao Brasil lideranças políticas, pensadores e ativistas de todo o mundo para debaterem temas centrais como água, energia, fauna, flora e qualidade de vida. Para Marcus Vinicius, temos que proceder como prega o Greenpeace, “pensando globalmente e agindo localmente”.

Data

A data de 5 de junho foi estabelecida como Dia Mundial do Meio Ambiente em 1972, quando teve início a primeira edição da Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente Humano, em Estocolmo (Suécia). O evento foi um marco e sua Declaração final contém 19 princípios que representam um Manifesto Ambiental para nossos tempos.

Outro marco na agenda mundial da preservação do meio ambiente foram as conferências de 1992, no Rio de Janeiro, e a Rio +20, em 2012, que deram visibilidade ao Brasil como liderança no tema. Em dezembro deste ano será realizada a COP 21, na França, conferência da ONU para mudanças climáticas.

Fonte: OAB - Conselho Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário