segunda-feira, 1 de junho de 2015

Como fazer para ser "Doador de Medula Óssea"



Muitos têm perguntado em mensagem e comentários: como ser doador de medula óssea?

Neste link vocês encontram as informações completas:http://goo.gl/KOG8Sa

1º Passo - se cadastrar: o cadastro pode ser feito em campanhas de doação ou em um Hemocentro.Em média, dois meses após o cadastro seus dados estarão disponíveis no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea). Cada estado faz o seu próprio cadastro, mas todos os dados vão para um único registro nacional do ministério da saúde, REDOME (Registro de Doadores de Medula).

2º Passo - esperar: a compatibilidade de medula é determinada pela genética e a chance de encontrar um doador compatível com um paciente é em média 1 em 100 mil. Essa espera para doação pode durar meses ou anos. Se o sistema encontrar um paciente compatível com você (doador), eles entrarão em contato para colher uma nova amostra de sangue e confirmar a compatibilidade.

3º Passo - Confirmada a compatibilidade, fazer a avaliação médica.

Ao ser chamado para doar um médico irá avaliar o seu estado de saúde e novos exames serão feitos. Com base nos resultados do seu estado de saúde, e da doença do paciente que irá receber a medula óssea, o médico vai explicar qual será o tipo de coleta: através de aférese (por filtragem do sangue) ou através de punção no osso da bacia.
4º Passo - Fazer a doação: há duas maneiras de se coletar medula óssea:
Quem não pode doar?

- Menores de 18 anos e maiores de 54 anos
- Portadores de HIV ou Hepatite C
- Pessoas que tem ou já tiverem algum tipo de câncer
Para onde vai o registro do meu cadastro?

REDOME – Registro de Doadores Voluntários de Medula Óssea O INCA – Instituto Nacional de Câncer – é o responsável pelo REDOME. Criado em 1993, o registro centraliza todas as informações cadastrais de pessoas dispostas a doar medula óssea para pacientes que não possuem doadores na família. Quando um paciente precisa de transplante, este cadastro é consultado. Se encontrado um doador compatível, ele será convidado a fazer a doação.

Aqui vocês encontram os endereços de onde podem se cadastrar:http://goo.gl/S5uBa

Nenhum comentário:

Postar um comentário