quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

OAB apresenta vídeo em homenagem a José Cavalcanti Neves


Brasília – Marcada por homenagens, a sessão plenária do Conselho Federal da OAB de dezembro, realizada nesta segunda (1º), foi também a ocasião de lançamento do vídeo “José Cavalcanti Neves – Guardião dos Direitos Humanos”, em lembrança a atuação do membro honorário vitalício que presidiu a Ordem entre abril de 1971 e abril de 1973. A sessão contou com a presença dos filhos e alguns netos do homenageado.

Foi exibido um minidocumentário com depoimentos do membro honorário vitalício Ernando Uchôa Lima; de Fernando Vasconcelos Coêlho e Jorge Neves, ex-presidentes da OAB-PE; de Pedro Henrique Reynaldo Alves, presidente da seccional pernambucana; e de Carlos Neves Filho, advogado e neto de José Cavalcanti.

Em nome da OAB Nacional, falou o conselheiro federal pela OAB-MG e titular da Medalha Rui Barbosa, Paulo Roberto de Gouveia Medina. “O fim de ano é época própria de agradecer a Deus por tudo de bom que nos tem acontecido ao longo de mais uma etapa da vida. A diretoria quis e conseguiu marcar o encerramento do ano jurídico deste Conselho Federal com demonstrações de reconhecimento a alguns dos nossos maiores, caso de Cavalcanti. Coube-me a missão de falar em nome dos conselheiros federais. Certamente, essa atribuição não foi simplesmente me conferida pelo fato de ser o decano da Casa, nem de ser o titular da medalha Rui Barbosa, mas sim por ser talvez um dos mais antigos amigos dessa extraordinária figura que era José Cavlcanti Neves. E logo que aqui cheguei, há quase 20 anos, tonaram-se frequentes nossos contatos. Nasceu a empatia e a amizade, esta última que jamais morrerá”, recordou.  

José Neves Filho, filho mais velho do homenageado, falou em nome da família, bastante emocionado. “Estou satisfeito e muito honrado por representar aqui meu pai, que o vídeo já mostrou quem foi ele. O retrato dele com minha mãe mostra a vida de um casal que passou 67 anos junto. O tamanho de minha emoção é a medida do caráter de meu pai, do alto dos seus 93 anos. Estou aqui por 12 filhos, 31 netos e 55 bisnetos de José Neves”, disse Neves.

Henrique Neves Mariano, conselheiro federal pela OAB-PE, também pediu a palavra. “José Cavalcanti Neves é um ativo moral e humano, homem pautado pelo amor à advocacia e defesa da liberdade. Pessoas como ele veem a vida com outros olhos, olhos de missão, e a dele está sendo cumprida. Nós é quem temos que agradecer à família”, encerrou.

Fonte: Notícias OAB

Nenhum comentário:

Postar um comentário