terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Comissão do Movimento Arte e Cultura de Santarém


Oab Subseção de Santarém foi convocada às pressas pelo Movimento Arte e Cultura de Santarém, via Cristina Caetano, para participar de uma reunião com o Prefeito Alexandre Von. Muito produtiva e por uma boa causa: cultura santarena. 

Presentes: José Cândido - Instituto e Associação Artístico - Cultural Wilson FonsecaElizangila Dezincourt - Olho D'água e Atas, Cristina Caetano ePaulo Lima - Arte e Cultura, Paulo Roberto Sposito - Saúde e Alegria, Nato Aguiar - secretário de Cultura, Alexandre Von - Prefeito de Santarém, José Maria Lima - Procurador Jurídico, Podalyro Neto, secretário Meio Ambiente e Ubirajara Bentes - OAB Santarém.


Hoje a comissão do Movimento Arte e Cultura de Santarém foi convocada para uma reunião com o Prefeito Alexandre Von, Secretário de Cultura e Procurador do Município.
Foram mais de três horas de reunião para tratarmos da Lei de Proteção ao Patrimônio Histórico de Santarém e Sistema Municipal de Cultura, as duas pautas embandeiradas pelo Movimento.

Na reunião o prefeito nos repassou que a Lei de Proteção ao Patrimônio Histórico já foi assinada por ele e que fez algumas ressalvas, que ao nosso entender não vão implicar de forma negativa no que propomos em 2014.

Quanto ao Sistema Municipal de Cultura o Prefeito fez a leitura do documento que já havíamos discutido em algumas reuniões em dezembro de 2014 entre o Movimento Arte e Cultura de Santarém (representantes do Teatro- Mourrambert Flexa, Elizângila Dezicourt, Elder Aguiar, Música- Cristina Caetano e José Cândido, ALAS - Literatura (Ednaldo Rodrigues) Instituto Histórico e Geográfico do Oeste do Pará (Pe.Sidney Canto, professor Paulo Lima), UFOPA- Prof Itamar, OAB(Presidente da Ordem Ubirajara Bentes), Comissão de Cultura da Câmara Municipal de Santarém(Vereadora Marcela Tolentino, Ronan Liberal Jr. Ivete Bastos etc...), Secretaria de Cultura(Secretário Nato Aguiar), Setor Jurídico da Prefeitura ( Sr. José Maria) e Secretaria de Finanças (Sr. Roosevelt).

Durante a avaliação do documento pelo prefeito em nossa presença, algumas sugestões foram feitas no sentido de melhorar o documento para que se torne realizável. Cada artigo, parágrafos e incisos foram lidos e discutidos.

O diálogo e discussões foram intensos e proveitosos.

O processo não está finalizado. A comissão do Movimento vai discutir internamente as ressalvas feitas pelo prefeito, para que no início de março possam voltar a conversar e fechar o documento de forma que atenda as necessidades discutidas e reivindicada pelos segmentos culturais na Conferência Municipal de Cultura ocorrida em 2013 de acordo com as instruções do Sistema Nacional de Cultura, adaptados a realidade local.

Essa reunião com o prefeito vem sendo reivindicada desde 2014, pois precisávamos desta discussão olho no olho para ficarmos mais seguros e tranquilos.

A luta não terminou, porém, cremos que demos um passo muito importante hoje.










Por:  Ubirajara Bentes De Souza Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário