quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

OAB inaugura retrato de Gouvêa Medina, medalha Rui Barbosa de 2014

 "É uma grande satisfação testemunhar este momento histórico
”, afirmou o presidente Marcus Vinicius
(Foto: Eugenio Novaes - CFOAB )

Brasília – Foi inaugurado na noite desta terça-feira (4) o retrato do jurista Paulo Roberto de Gouvêa Medina, conselheiro federal e medalha Rui Barbosa da atual gestão. O desenho ficará exposto no Centro Cultural Evandro Lins e Silva, na sede da OAB em Brasília, juntamente com a galeria de retratos dos vencedores anteriores de uma das maiores distinções da advocacia brasileira. O desenho também decora uma das mesas do espaço usado para congraçamentos e eventos.

A cerimônia reuniu familiares, conselheiros federais da OAB --dos quais Paulo Roberto é decano, já no sétimo mandato--, membros honorários vitalícios e a diretoria da Ordem. O medalhista Rui Barbosa afirmou que a homenagem é mais do que podia aspirar. “Minha gratidão perene aos colegas do Conselho Federal. Tive a glória de receber projetadas as luzes do apreço, distinguindo-me pelos muitos anos nessa casa com esse galardão tão elevado”, agradeceu.

Leia mais:
“Entre figuras tão iluminadas que receberam esta honraria, figura agora alguém mais modesto, do interior do país, para recebê-la em nome dos advogados de Minas Gerais”, afirmou Paulo Roberto, de Juiz de Fora (MG). “Sinto-me reconfortado pelo apreço mútuo em noite tão significativa para mim. E agradeço aos colegas do fundo do meu coração.”

O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, afirmou que a inauguração do retrato, “apesar de ato simples, é de profunda significação” para a instituição. “É uma grande satisfação testemunhar este momento histórico”, afirmou o presidente, que relembrou o profícuo currículo do homenageado, destacando a atuação como relator do Novo Código de Ética e Disciplina da OAB, que será votado este ano.

O conselheiro federal Carlos Roberto de Siqueira Castro (RJ), amigo e colega de Paulo Roberto há décadas, prestou homenagem aos familiares do homenageado, que estava acompanhado pela esposa, Sônia. Também relembrou como o conheceu, quando deu aulas na Universidade de Juiz de Fora, onde Paulo Roberto já era professor emérito, e nos muitos anos como colegas de Conselho Federal da OAB.

“Nossa relação é longeva, e minha admiração vem de longa data, sempre crescendo e se aprofundando. Sempre que pede a palavra no Conselho, há silêncio, pois o aprendizado é sempre grande. Sua respeitabilidade é inconteste, e os serviços prestados, imensuráveis. Os quatro cantos do plenário evocam seu saber, sua dignidade e suas virtudes. Asseguro-lhe que este retrato que inauguramos faz jus a todos os tipos dessa galeria, grandes heróis da advocacia. Como costuma dizer nosso presidente Marcus Vinicius, a gratidão é a memória do coração, por isso somos muito gratos por sua convivência há tantas décadas”, discursou.

Os agraciados com a Medalha Rui Barbosa são Heráclito Fontoura Sobral Pinto (1971), Dario de Almeida Magalhães (1975), Miguel Seabra Fagundes (1977), Nehemias Gueiros (1980, post mortem), José Cavalcanti Neves (1981), José Ribeiro de Castro Filho (1982), Augusto Susskind de Moraes Rego (1982), Evandro Lins e Silva (1991), Barbosa Lima Sobrinho (1995), Paulo Bonavides (1996), Hermann Assis Baeta (1999), Raymundo Faoro (2002), Fábio Konder Comparato (2005), Agesandro da Costa Pereira (2008) e José Afonso da Silva (2011).


Fonte: OAB - Conselho Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário