quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Inclusão Digital: Comitiva visita Paragominas


A comitiva de inclusão digital da OAB/PA retoma suas atividades, oferecendo cursos preparatórios nos dias 26 e 27 deste mês, para os advogados do interior. O primeiro município a receber a comitiva este ano será Paragominas. As palestras serão ministradas pelos integrantes da Comissão de Direito e Tecnologia da Informação e Processo Judicial Eletrônico, Silvia Lima e Henrique Martins.

O primeiro dia, começa com a palestrante, Silvia Lima, falando sobre o tema “Certificação Digital e Sistema PJe-JT”, demostrando de forma prática e teórica assuntos como: cadastramento de advogado (1º grau, 2º grau e TST), análise da legislação de regência e de pontos específicos como: características dos documentos a serem anexados, indisponibilidade do sistema, devolução de prazos, habilitação, contestação e distribuição por prevenção.

Ainda no primeiro dia, após o almoço, a palestrante realiza oficina com os advogados. Preparando todos os computadores dos presentes para a utilização do PJ-JT. Em seguida, todos os advogados farão simulados do protocolo de petição inicial, contestação e recurso ordinário.

No dia seguinte, Henrique Martins dará início à palestra sobre Juricalc, onde serão abordados assuntos como, oficina de demonstração em conjunto sobre a realização de um cálculo trabalhista no sistema Juriscalc. Este tema em particular, será iniciado com as informações básicas na tela “Termo”, transitando pelas telas de “FGTS”, “Histórico Salarial”, “Parcelas Expresso”, “Reflexos Expresso”, “Detalhamento” e, finalmente, “Liquidação”, com a análise detalhada do demonstrativo de cálculo e do resumo, elaboração de exercício para elaboração de cálculo simulado.

Horários

No primeiro dia, a palestra “Certificação Digital e Sistema PJe-JT”, terá inicio às 9h da manhã, com intervalo às 12h até as 14h para o almoço. A segunda etapa vai até às 18h. Já a palestra sobre JURISLAC, no segundo dia, será em tempo corrido, sem intervalo, das 9h às 13h, dando fim ao dia de cursos em Paragominas.

Inclusão Digital

A Comitiva de Inclusão Digital é uma realização conjunta da OAB/PA por meio da Comissão de Direito e Tecnologia da Informação e PJe, Caixa de Assistência dos Advogados do Pará (CAA-PA) e Escola Superior de Advocacia (ESA), com palestras acerca de Informática Básica, Juriscalc e Certificação Digital e Sistema PJe (JT), cada curso com duração média de 4h.

Compromisso

Satisfeito com o sucesso da peregrinação da comitiva no ano passado. O presidente da OAB/PA, Jarbas Vasconcelos, assinalou que investir em inclusão digital é uma bandeira prioritária não somente do seccional paraense, mas também do Conselho Federal da OAB. “Ainda em campanha, o presidente Marcus Vinícius assumiu o compromisso de intensificar os investimentos em capacitação dos advogados para essa nova era da justiça. E aqui no Pará, não foi diferente. Minha gestão e a do presidente da CAA-PA, Oswaldo Coelho, conhecem as dificuldades da nossa região, por isso continuaremos a preparar nossos colegas para esse desafio”. Ele ainda afirmou que, o sucesso da comitiva neste ano será ainda maior "Vamos alcançar cada vez mais o interior do estado, levando a inclusão digital a todos os advogados que o buscam, ficar de fora desse novo método que é o PJe, é ficar de fora do mercado.", disse o presidente.

Fonte: OAB-PARÁ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário