sexta-feira, 19 de setembro de 2014

A CULTURA SANTARENA ESTA DE LUTO

Meu Deeeeeeeeeeeeeeeeeuuuuuuuuuuuuuuusssssssssss !!!!!!!!!!!!!


Santarém terra de quem?
Vereadores, prefeito, governo do estado, secretário de cultura, deputados por onde tem andado e o que tem feito?
Fotografei, há poucos minutos, o Casarão Tapajônico.
Mais um casarão histórico de Santarém vai ao chão. 
A má fé do proprietário do prédio é flagrante, pois a quem passa pela Siqueira Campos, não parece haver demolição por detrás da fachada. Notem que essa segunda foto, tirada hoje também, mostra a fachada intacta, inclusive com o primeiro plano do telhado ("água") conservado.  
Cristina Caetano, Estefany Couto, Paulo Lima

Desabafo!!

Diante do descaso com a Cultura de Santarém o Casarão Tapajônico foi a bola da vez! 
Um dos prédios mais bonitos de nossa cidade tão cobiçado pelos olhos dos artistas para um possível espaço cultural está praticamente todo no chão.

A cidade de Santarém aos poucos perde suas características, a cultura local está jogada a própria sorte e o poder público não mostra interesse na preservação de sua história e de seu Patrimônio Cultural.

Aqui, destroem diante dos "governantes" o Patrimônio Cultural e Ambiental" sob olhares que se esquivam da responsabilidade pelos danos que ficam e que são irreparáveis.

Não vejo interesse algum de nossos governantes em cuidar ou preservar a história desta cidade.

E os nossos vereadores fazem o quê? 

Enquanto estão mais preocupados com as articulações políticas para permanecerem na câmara nas próximas eleições a cultura santarena vira entulho e é despejada no lixo.

E os "nossos" caros deputados, por onde tem andado que não olham por nossa cultura? O que fazem com as verbas provenientes de emendas parlamentares que poderiam ser direcionadas a preservação de nosso patrimônio?

A antiga Lucy foi destruída, e pior ainda foi saber que o abusado avançou sobre o morro do mirante ao ponto de cometer crime ambiental.

A prefeitura tem formas de negociar os prédios históricos que são particulares. Existem meios para isso, mas infelizmente não há interesse de "nossos" políticos! 

Vários prédios históricos já foram destruídos ou descaracterizados. Queixam-se de que a cidade não tem verba para isso, mas não movem um dedo para conseguir verbas federais que são direcionadas ao Patrimônio Histórico. 

A impressão que tenho é de que tudo isso é proposital!

Logo no começo do governo Alexandre Von, criaram um departamento na Secretaria de Cultura destinado ao Patrimônio Histórico, porém preferiram excluir o departamento para não bater cabeça com interesses de alguns aculturados locais.

O Sistema Municipal de Cultura não andou praticamente em nada! A morosidade neste processo é agonizante para os artistas e para a sociedade.

Dizem que não há dinheiro para nada, mas não se esforçam para conquistar as oportunidades direcionadas à cultura, disponibilizadas pelo governo federal através do Plano Nacional de Cultura. 

Chego a sentir um desespero ao pensar que a cultura de nossa cidade pode estar sendo levada a um caminho sem volta.

Temos escolha meu povo! Choramos juntos ou lutamos juntos?

Oab Subseção de Santarém Ubirajara Bentes De Souza Filho Roberto Vinholte Manuel Dutra Dce Ufopa Sara Pereira Florencio Almeida Vaz Filho Asgruf Folclore Stm-pa Carimbó Do Tapajós Zenildo Machado João Tapajós Elizangila Dezincourt Fábio Fábio Gonçalves Cavalcante Luciana Leal Cavalcante Adriano Lucas Jota Ninos Sidney Canto Sidney QuemelInstituto Histórico e Geográfico do Tapajós - IHGTap Majahua Tapuia Boro Alter Alexandre Von Henderson Pinto Câmara VereadoresSEMC- Secretaria Municipal de Cultura de Santarém Nélio Aguiar Chapadinha Aguiar Priscila Castro Priscila Moreira Agostinho Fonseca Edu Dias Maria LidiaAntonio Adil Colares Colares Aces Santarém Márcio Pinto Lucineide Pinheiro José Cândido Corrêa Cândido Guarani Kaiowá Lenil Cunha Itala R. Nepomuceno Andreson Dourado Keiliane Bandeira Dayan Serique Nelson Vinencci Jeso Carneiro Suelen Reis Caetano Scannavino Magnólio de Oliveira Paulo Lima Joao Paulo Fonseca Fábio Pena Rádio Rural de Santarém Rádio e TV Tapajós Vera Ilma Soares Pereira Vera Branco Edilberto Sena Joelma Viana Boto Cor de Rosa Faceboto Tucuxi Ednaldo Rodrigues Érica Cinara Santos Edilson Santana Marcos Santos Guarany Santarém Apa Alter Do Chão

Isso é um descaso.






Nenhum comentário:

Postar um comentário