terça-feira, 30 de setembro de 2014

Circuito de Corridas e Caminhadas da OAB: etapa de Santarém se notabilizou pela organização e maior participação da sociedade


Disputada na tarde deste sábado (27), a etapa do município localizado na região oeste do Pará foi a quinta da edição deste ano da competição. Ao todo, foram mais de 200 inscritos no evento, que mobilizou desportistas, autoridades políticas, advogados e cidadãos santarenos. Foi a quarta vez que a “Pérola do Tapajós” recebeu uma etapa do circuito.

Antes da largada, o presidente em exercício da OAB do Pará, Alberto Campos, o coordenador geral do 3º Circuito de Corrida e Caminhadas da OAB, o conselheiro seccional Kleber Jorge, e o vice-presidente da subseccional de Santarém, Ítalo Melo, hastearam as bandeiras do Brasil, Pará e OAB, respectivamente, enquanto foi executado o hino nacional brasileiro.

Corrida


Antepenúltima etapa do circuito em 2014, a competição começou na avenida Presidente Vargas, em frente à sede da subseção da OAB. Os atletas fizeram um aquecimento sob orientação de uma educadora física. Primeiro, foi acionada a largada para atletas das categorias comunidade e advogados. Em seguida, largaram os participantes da caminhada.

Vencedores


Após percorrer as principais avenidas e ruas de Santarém, o primeiro a cruzar a linha de chegada entre os homens foi José Maria Arruda de Almeida, com o tempo de 20 minutos e 17 segundos, superando a expectativa da organização do evento, que havia previsto que o vencedor completaria a prova em torno de 30 minutos.

Oriundo do município de Capitão Poço, José Maria participou da etapa da Santarém pela segunda vez. Na primeira, ficou em segundo lugar. Mesmo ainda em recuperação de dores musculares, o atleta revelou que o tempo alcançado estava dentro da previsão dele. “Eu trenei pra correr entre 20 e 21 minutos, por isso eu estava confiante desde o início da prova”.


Entre as mulheres, a vencedora foi Franciane dos Santos Maria, que estabeleceu o tempo de 23 minutos e 41 segundos. Constante competidora em corridas na cidade de Manaus, no Amazonas, a atleta comentou que não enfrentou muitas dificuldades para vencer a prova. “Participar dessas provas está me fazendo bem. Estou bem preparada e isso me ajudou muito a ganhar”.

Na categoria advogados, o vencedor foi Tiago de Araújo Batista, que marcou o tempo de 27 minutos e 26 segundos. Apesar de ter encontrado algumas dificuldades, o advogado venceu pela segunda vez neste ano, já que ganhou a etapa de Belém. “Aqui, o percurso possui muita subida, mas, graça a Deus, deu tudo certo e acabei vencendo”, comemorou.

Entre as advogadas, a vencedora foi Débora de Azevedo Teixeira, que completou a prova em 31 minutos e 52 segundos. Mineira de nascimento, a advogada reside em Belém desde setembro de 2013 e participa do circuito pela primeira vez. “Esse resultado superou as minhas expectativas. Eu esperava conseguir pelo menos o pódio nessa etapa”, revelou Débora, que competirá nas etapas de Tucuruí e Ananindeua.
Avaliação
O presidente em exercício da OAB do Pará, Alberto Campos, ressaltou que a mudança no horário da realização da prova da etapa de Santarém do Circuito de Corrida e Caminhadas surtiu efeito positivo. “Foi uma experiência boa, que, aliás, já havíamos utilizado em Redenção. Isso permitiu uma maior participação de atletas e sociedade, uma vez que o horário (final da tarde) é mais convidativo e o clima é ameno”, comentou.

Kleber Jorge, conselheiro seccional e coordenador geral do Circuito de Corrida e Caminhadas, destacou a organização da etapa de Santarém deste ano e agradeceu pelo apoio dispensado pelo poder executivo municipal. “A participação do público foi grande, mas devemos atribuir isso ao esforço da subseção local e da Prefeitura de Santarém, que deslocou cerca de 60 pessoas para atuarem na fiscalização”,

Para o vice-presidente da subseção da OAB em Santarém, Ítalo Melo, a realização da etapa do Circuito de Corrida e Caminhadas da OAB em 2014 no município cumpriu com sucesso seu objetivo. “Esse é o maior evento da nossa subseção. Ele proporciona uma maior interação com a sociedade santarena, além de ser um grande incentivo à prática esportiva no município”, frisou o advogado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário