sexta-feira, 22 de maio de 2015

“Advogadas, sejam protagonistas da OAB”, conclama presidente da OAB


Maceió (AL) - Foi aberta nesta quinta-feira (21) a I Conferência Nacional da Mulher Advogada, em Maceió. Durante dois dias, a capital alagoana debaterá temas ligados ao universo jurídico e de inclusão feminina na política e no Sistema OAB. Mais de 900 advogados de todo o país participam do encontro. “Sejam bem-vindas, advogadas brasileiras, sejam protagonistas da OAB e da história do Brasil”, afirmou o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho.

Marcus Vinicius frisou a importância do movimento Mais Mulheres na OAB para trazer a representação feminina para o protagonismo da entidade. “Temos hoje quase metade da advocacia composta por mulheres, elas são quantitativa e qualitativamente importantes para que tenhamos profissão valorizada, inteligente, segura, que bem defenda o interesse do cidadão brasileiro”, explicou.

“Nossa OAB se fortalecerá e ficará rejuvenescida em seus 85 anos, para construir o futuro com olhos postos nas causas da sociedade e do Estado de Direito. Mais mulheres na OAB, mais mulheres na política e mais mulheres construindo o futuro deste país”, completou.

Fernanda Marinela, presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, classificou como momento histórico da realização da I Conferência Nacional da Mulher Advogada. “Representamos quase 50% da advocacia nacional, então merecemos esta chance. Teremos debates importantes para todos os operadores do direito, mas é um marco porque a partir desta eleição vamos concretizar a mudança da Ordem com 30% de mulheres nas chapas. É momento de mobilização de todas a mulheres, para assumirem seu espaço”, ressaltou.

Para o presidente da OAB de Alagoas, Thiago Bomfim, o evento carrega forte simbologia ao trazer para o centro da pauta do Sistema OAB a questão de gênero. “Temos mais de 25 anos de Constituição e, apesar disso, ainda vivemos em sociedade intolerante e discriminatória. Esta Conferência não veio cedo nem tarde, veio no momento certo para chamar atenção da importância da mulher advogada na definição dos destinos da OAB. Essa gestão do Conselho Federal não tem cor, gênero, classe, é uma gestão de todos os advogados e de todo o Brasil”, elogiou.

“A Conferência retrata a condição da mulher no Sistema OAB. A metade da classe não está devidamente representada na direção do Sistema, então a Conferência insere na pauta a realidade da mulher advogada, contribuindo para o avanço dos diálogos institucionais para a concretização dos avanços”, explicou o diretor tesoureiro da OAB, Antonio Oneildo Ferreira.



Fonte: OAB - Conselho Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário