Advisibrasil

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

90 Dias: Criminalizar o caixa 2 estabelecerá novo patamar ético

Brasília - Uma das bandeiras defendidas pela OAB em sua campanha '90 Dias Contra a Corrupção' é a criminalização do caixa 2. Tal medida, em conjunto com a proibição do financiamento empresarial de campanhas, fortalecerá a democracia brasileira e reforçará o combate a ilícitos.

“Criminalizar o caixa 2 de campanhas irá estabelecer um novo patamar ético a relação existente entre doadores, partidos e candidatos. Trata-se de uma medida essencial para o combate à corrupção no Brasil. Somente com riscos de penas reais para quem praticar tal delito será possível se evitar que recursos não contabilizados sejam utilizados por partidos e candidatos nas campanhas”, afirmou o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho.

Leia também:
Ele ainda destacou que, com o eventual fim do financiamento empresarial, casos de caixa 2 serão facilmente indentificados. "Sem investimento dos empresários, o caixa 2 ficará visível a olho nu. Quem fizer campanha milionária é porque está usando tal expediente".

A campanha '90 Dias' da OAB vai até 9 de dezembro – Dia Internacional de Combate à Corrupção – e serve como forma de pressionar o poder público para que aprove leis (como a criminaliza o caixa 2) e tome medidas efetivas contra ilícitos ainda neste ano.

Acompanhe a campanha 90 dias Contra a Corrupção pelas redes sociais. Curta a página da OAB no Facebook e siga no Twitter e no Instagram(LR) 

Fonte: OAB - Conselho Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário