terça-feira, 14 de abril de 2015

Conselho Pleno homenageia Florindo Poersch e Fernando Pierro

 "Com pesar relembramos estes exemplares advogados, cujas 
ausências são sentidas por todos"
(Foto: Eugenio Novaes - CFOAB) 
Brasília – A OAB relembrou na sessão do Conselho Pleno desta segunda-feira (13) os conselheiros federais Florindo Poersch e Fernando Pierro, falecidos em 2014. Foram exibidos documentários especiais produzidos pelo Centro de Memória da Ordem. Familiares dos conselheiros pelo Acre participaram da homenagem, que emocionou os presentes. Assista aos vídeos nos links colocados nos nomes de Florindo e Fernando ao longo da matéria.

“Esta é uma singela mas honesta homenagem póstuma da OAB a esses dois grandes homens do direito, nobres em prol da advocacia acriana e que mudaram a história deste Estado. Com pesar relembramos estes exemplares advogados, cujas ausências são sentidas por todos, mas suas contribuições permanecerão vivas”, afirmou o presidente nacional da Ordem, Marcus Vinicius Furtado Coêlho.

“Queremos uma sociedade plural, democrática e aberta, que faça jus às vidas destes conselheiros, que se dedicaram ao engrandecimento da Ordem. Se a OAB completa 85 anos, é porque tantos advogados se dedicam voluntariamente à nossa entidade, e Florindo Poersch e Fernando Pierro são exemplos”, completou.

Florindo Poersch faleceu em julho de 2014, em decorrência de um câncer. Barão, como era conhecido, foi presidente da Seccional do Acre, responsável pela construção da sede da OAB. Vieram a Brasília para homenageá-lo sua viúva, Socorro, e o os filhos Larissa e Caio. Fernando Pierro faleceu em novembro do ano passado, por decorrência de um infarto. Sua mãe, Darcy, e a irmã, Cristiane, participaram da cerimônia.

O membro honorário vitalício Cezar Britto relembrou a batalha empreendida por Poersch pelo reconhecimento da Ordem dos Advogados do Brasil no Acre. “Felizmente, o tempo nos permitiu resolver essa peleja”, afirmou. Ophir Cavalcante Jr., também ex-presidente da OAB, a humildade e a lealdade de Poersch fez com que conseguisse reverter a situação no Acre. “Por causa dele a OAB daquele Estado passou a ser respeitada e ouvida pela sociedade”, explicou. Roberto Busato, membro honorário vitalício, disse que o amigo “viveu seus sonhos, era afável, obstinado e uma pessoa encantadora e marcante”.

Samia Barbieri, conselheira federal, relembrou a atuação serena e decisiva de Fernando Pierro para resolver a crise pela qual passou o Estado do Mato Grosso do Sul, quando diversos conselheiros estaduais renunciaram. “Foi um brilhante representante da advocacia acriana, preocupado sempre com a unidade do Sistema OAB”, elogiou. Norberto Campelo, do Piauí, disse que o Conselho Federal possibilita que advogados convivam com colegas de todo o Brasil, o que enriquece a todos. “Poersch representou esse espírito de união”, disse.

Representantes do Congresso Nacional pelo Acre também vieram à sede da OAB Nacional para as homenagens. O senador Sérgio Petecão lembrou que os advogados ajudaram muito o Estado. “A nova geração será sempre grata a Poersch, pois ele deixou uma marca muito forte”, disse. O deputado Cesar Messias disse que Poersch e Pierro escolheram o Acre para viver. “Não escolhemos onde nascer, mas onde morar sim. O Acre é muito grato pelo trabalho realizado por estes dois homens.”

Florindo Poersch e Fernando Pierro foram pessoas de alma leve. Agradeço a justa homenagem do Conselho Federal, que assim eterniza as atuação destes advogados, gestores que desbravaram o Estado do Acre. Eles continuam vivos e ainda fazem muita falta em nosso convívio”, finalizou o presidente da OAB-AC, Marcos Vinícius Jardim Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário