sexta-feira, 24 de abril de 2015

Presidente da OAB parabeniza novo presidente da CNBB

Brasília – O presidente da OAB Nacional, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, parabenizou a eleição do novo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), arcebispo de Brasília (DF), dom Sérgio da Rocha, realizada na última segunda-feira (20). “A CNBB é parceira histórica na luta por um mundo cada vez mais justo e fraterno. Lutamos pela lei da Ficha Limpa, que cuida das consequências e faz com que os candidatos com ficha suja sejam inelegíveis. Agora, estamos lutando pela Reforma Política Democrática”, destacou.

Marcus Vinicius lembrou que a OAB e a CNBB, juntamente com outras mais de 100 entidades formam a Coalizão em Defesa da Reforma Política Democrática.  “A proposta de Reforma da Coalizão tem o objetivo de retirar a importância dos recursos financeiros nas campanhas eleitorais, defender que o debate de ideias e propostas seja o principal nas campanhas políticas e melhorar a legitimidade da representação política em nosso país”, disse.

Dom Sérgio da Rocha foi eleito novo presidente ainda no primeiro escrutínio, após receber 215 votos, superando assim os 196 que corresponderam aos dois terços necessários para a eleição. A cerimônia de posse da nova Presidência ocorrerá na sexta-feira, 24, às 10h30, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho, em Aparecida (SP).

Currículo de dom Sérgio

O novo presidente da CNBB nasceu em Dobrada, no estado de São Paulo, em 1959 e foi ordenado presbítero na Matriz do Senhor Bom Jesus de Matão (SP) em 1984. Foi nomeado bispo pelo papa João Paulo II em 2001, como auxiliar de Fortaleza (CE) e sua ordenação episcopal foi realizada em agosto do mesmo ano, na Catedral de São Carlos (SP). Em janeiro de 2007 o papa Bento XVI o nomeou como arcebispo coadjutor da arquidiocese de Teresina (PI). Também pelo papa Bento XVI, em 2011, foi nomeado para arcebispo metropolitano de Brasília.

Dom Sérgio estudou Filosofia no Seminário de São Carlos (SP) e Teologia na Pontifícia Universidade de Campinas (SP). O arcebispo é mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (SP) e doutor pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.

Fonte: OAB - Conselho Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário