quarta-feira, 15 de abril de 2015

Familiares de Jango pedem apoio da OAB por memorial

Brasília – O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, recebeu na tarde desta terça-feira (14), Denise e João Vicente, filhos de João Goulart, acompanhados de Christopher, neto do ex-presidente.

Os familiares buscaram o apoio da entidade para conseguir junto ao Governo do Distrito Federal, a liberação do alvará de construção de um memorial em homenagem ao ex-presidente.

O Ministério Público do Distrito Federal recomendou à Secretaria de Cultura do DF a anulação do convênio firmado em 2006, justificando entre a pasta e o Instituto Presidente João Goulart para a construção do Memorial. O MP justifica que a construção do projeto deveria ter sido iniciada dois anos após a assinatura do convênio.

A justificativa do MP é rebatida pelos familiares. “Tivemos um longo trâmite de mais de sete anos até que o governo do Distrito Federal, o Ministério da Cultura e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural liberassem o projeto”, afirmou João Vicente.

O filho do ex-presidente destacou que o projeto arquitetônico é de autoria de Oscar Niemayer, e que foram grandes os investimentos feitos até o momento. “Corremos sérios riscos desta ação afastar os patrocinadores que já estavam previamente acertados”, destacou João Vicente.

O presidente da OAB, Marcus Vinicius, afirmou que considera que a construção do memorial em homenagem ao presidente que foi destituído pelos militares em 1964, “marca e registra a importância da democracia em nossa nação”. O presidente destacou, ainda, que levará o tema para análise do Conselho Pleno da entidade, que decidirá sobre os caminhos a serem seguidos pela Ordem.

Fonte: OAB - Conselho Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário