terça-feira, 20 de janeiro de 2015

OAB-PI discute melhorias penitenciárias com Secretaria de Justiça

Reunião entre OAB-PI e Sejus foi produtiva

Brasília e Teresina (PI) – Em reunião com o secretário de Justiça do Estado do Piauí, Daniel Oliveira, o presidente da seccional piauiense da Ordem, Willian Guimarães, apresentou sugestões da entidade sobre o sistema penitenciário do Estado para, conjuntamente, buscar melhorias para as unidades prisionais. A reunião contou com a presença da vice-presidente da OAB-PI, Eduarda Miranda, do chefe de gabinete da Sejus, Carlos Edilson Rodrigues, além de membros de algumas comissões.

Willian Guimarães falou da necessidade da criação de novas vagas nos presídios, bem como da importância em identificar e reduzir o volume de presos provisórios. Ele disse que há um esforço da instituição a favor do aumento no número de varas criminais em todo o Estado, principalmente nas cidades que possuem alguma unidade prisional. “O clima de insegurança que o Piauí vive hoje é resultado das deficiências na estrutura judiciária. Estamos buscando mudanças”, destacou o presidente da OAB-PI.

Leia também:
O secretário de Justiça mostrou-se animado com a perspectiva do encontro entre Sejus e OAB. “A entidade conhece a realidade do nosso sistema e pode nos ajudar a melhorá-lo. Nós estamos aqui afirmando o integral compromisso com o respeito às prerrogativas dos advogados”, pontuou Daniel Oliveira.

Sobre o aumento no número de vagas, Daniel falou da Penitenciária de Altos, cujas obras foram retomadas e já estão em fase de conclusão. A nova unidade deve ser inaugurada ainda nesse semestre. A assistência à saúde dos presos e a oferta de trabalho dentro dos presídios também foram debatidos durante a reunião.

COMISSÕES DA ORDEM PRESENTES

A advogada Joselda Néri, que faz parte da Comissão de Direitos Humanos da OAB, sugeriu a busca pela parceria com empresas privadas no sentido de levar mais trabalho para dentro das unidades. As comissões de Saúde e de Defesa das Prerrogativas dos Advogados foram representadas pelos advogados Rubenita Lessa e Antônio Sarmento, respectivamente. O secretário de Justiça registrou todas as solicitações e sugestões apresentadas, firmando uma parceria de trabalho com a Ordem dos Advogados.

Com informações do Portal AZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário