Advisibrasil

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Ouvidoria da OAB respondeu a 13 mil demandas em 2014


Brasília – Em reunião com o presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, o ouvidor-geral da entidade, José Alberto Ribeiro Simonetti Cabral, entregou o relatório oficial de atividades da Ouvidoria durante o ano de 2014. O documento mostra que 12.830 demandas foram recebidas, com índice de resposta de 100%.

O quantitativo mostra as entradas por assunto, setor e origem, ou seja, se a demanda se deu por telefone, atendimento pessoal, email, protocolo ou através do Fale Conosco. Marcus Vinicius elogiou o nível dos trabalhos da Ouvidoria. “Sendo a OAB a casa do advogado, o compromisso da Ouvidoria é garantir, cada vez mais, que as questões sejam acolhidas e tratadas individualmente, de acordo com as especificidades de cada manifestação”, apontou.

José Alberto Simonetti, por sua vez, destacou a importância da Ouvidoria para aferir a qualidade dos serviços prestados aos advogados e à sociedade. “Trata-se de um número expressivo de demandas atendidas. Sempre friso que nada fica sem resposta. Aquelas manifestações que não podem ser respondidas prontamente por algum motivo, são encaminhadas às comissões”, lembra o ouvidor-geral, que conta com o auxílio dos ouvidores-adjuntos Alexandre Cesar Dantas Socorro e Gedeon Batista Pitaluga Júnior.

INTEGRAÇÃO

Durante as atividades da primeira Sessão Ordinária do Conselho Pleno da OAB em 2014, realizada em fevereiro, uma solenidade marcou a integração dos sistemas de ouvidoria do Conselho Federal da Ordem e da Procuradoria-Geral da República (PGR). Da mesma forma, na Sessão Ordinária de março, foi a vez do Superior Tribunal de Justiça (STJ) assinar convênio com a Ordem para o mesmo fim.

A Ouvidoria-Geral da OAB tem como finalidade ampliar os canais de participação dos advogados, estagiários e estudantes de Direito, bem como de todos os interessados, para melhorar a qualidade dos trabalhos do Conselho Federal da Ordem e, em regime de cooperação, dos Conselhos Seccionais e Subseções da OAB. O objetivo é colaborar para o aperfeiçoamento, a transparência e a eficácia das atividades, assistência, defesa e prestação de serviços oferecidos aos seus inscritos e à comunidade em geral.


Fonte: OAB - Conselho Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário